O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

O lugar do canto está vazio - Teatro Rivoli

O lugar do canto está vazio – Teatro Rivoli

O lugar do canto está vazio – Teatro Rivoli

Esta peça surge do confronto das ferramentas de pesquisa e composição coreográfica de Sofia Dias e Vítor Roriz com os corpos e sensibilidades da(o)s artistas da Companhia Maior. Uma peça que começa com um apelo à experimentação, que não é mais do que uma tentativa de encontro com aquilo que não dominamos ou nos coloca numa zona de conflito, de risco e até mesmo de falência. Parece-nos que é nesse lugar, entre o que se domina e o que se desconhece que o corpo adquire a qualidade do presente – uma transparência que permite ver o seu modo de agir e pensar. O lugar do canto está vazio é um jogo de alternâncias entre o abstrato e o figurativo, o reconhecível e o estranho, o individual e o coletivo, o biográfico e o ficcional. Uma composição de partituras sonoras, gestos que se ligam com palavras, breves narrativas interrompidas por movimentos e objetos que dão lugar a vozes.

SOFIA DIAS e VÍTOR RORIZ são coreógrafos e bailarinos que trabalham em conjunto desde 2006 na pesquisa e conceção de vários espetáculos, performances e instalações apresentados em mais de 17 países. Tendo por base o movimento e o gesto, Sofia e Vítor têm alargado a sua pesquisa à natureza dúctil da palavra dita, cantada e escrita, cruzando diferentes formatos de apresentação, numa tentativa de questionamento dos limites da linguagem e da representação. O interesse crescente da dupla por formas de partilha e reflexão entre pares levou-os à organização, desde 2012, de várias residências e encontros entre artistas, dos quais destacam Aware no contexto do Festival Alkantara. Lecionam regularmente aulas e workshops em Portugal e no estrangeiro. Foram os curadores da segunda edição do PACAP – Programa Avançado de Criação em Artes Performativas, do Fórum Dança (2018/2019). Enquanto dupla, têm colaborado com diversos artistas, tais como, Catarina Dias, Lara Torres, Gonçalo Waddington, Carla Maciel, Marco Martins, Clara Andermatt, Mark Tompkins e Tiago Rodrigues.

COMPANHIA MAIOR é composta por artistas com maioritariamente mais de 60 anos de idade, vindos de diversos quadrantes da atividade artística e cultural. Foi criada em 2010, por iniciativa de Luísa Taveira, com a missão de promover a criatividade na idade maior. A companhia tem trabalhado com várias gerações de criadores no contexto interdisciplinar da criação contemporânea.

JULHO

23 19.30h Sex

RIVOLI Grande Auditório

DANÇA
Preço 9.00€
Duração 1.00h
Classificação etária >12
Direção, texto e coreografia Sofia Dias e Vítor Roriz
Elenco Angelina Mateus, Carlos Fernandes, Carlos Nery, Catarina Rico, Cristina Gonçalves, Edmundo Sardinha, Isabel Simões, João Silvestre, Jorge Leal Cardoso, Júlia Guerra, Kimberley Ribeiro, Manuela de Sousa Rama, Maria Emília Castanheira, Maria Helena Falé, Maria José Baião, Michel
Desenho de luz Nuno Borda D’Água
Criação Som/Música Sofia Dias
Apoio à dramaturgia Alex Cassal
Espaço cénico Catarina Dias
Guarda roupa executado por recostureiras Ana Paula Rendeiro, Ana Sargento,Margarida Salgado, Marisa Ribeiro, Sónia Sousa, Susana Fernandes
Assistência à direção/ Ensaiador Mário Afonso
Direção técnica Vítor Silva
Apoio técnico e de produção João Petrucci
Coordenação executiva Beatriz Jarmela
Consultoria de comunicação Inês Lampreia, Sofia Baptista
Produção Companhia Maior
Coprodução Teatro Municipal do Porto, Centro Cultural de Belém, Materiais Diversos, Câmara Municipal de Coimbra/ Convento São Francisco, Cineteatro Louletano, Companhia Maior
Projeto financiado pela República Portuguesa – Cultura / Direção Geral das Artes.
Apresentação no âmbito do projeto Causa Maior com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação “la Caixa” através da iniciativa PARTIS & Art for Change.
A Companhia Maior é uma estrutura financiada pela Câmara Municipal de Lisboa no âmbito do RAAML e apoiada pela Junta de Freguesia da Belém.
Fotografia : Bruno Simão
O lugar do canto está vazio – Teatro Rivoli

Data

23 Jul 2021
Desde

Hora

19:30
Teatro Rivoli

Localização

Teatro Rivoli
R. do Bonjardim 143, 4000-440 Porto
Website
https://agendaculturalporto.org/agenda-teatro-rivoli-porto/
Categorias
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »