MARLENE MONTEIRO FREITAS – MAL – EMBRIAGUEZ DIVINA
MARLENE MONTEIRO FREITAS – MAL – EMBRIAGUEZ DIVINA
GRANDE AUDITÓRIO
Para explorar as várias formas do mal, um grupo a afundar-se num mar de papel transforma-se num coro posicionado numa tribuna. O título deste trabalho de Marlene Freitas faz várias referências à ambivalência do mal. Mal pode referir-se a uma inquietação, a um desconforto, à dor, ao sofrimento, à agonia, à mágoa, ao tormento, ao vazio, ao horror e também ao maléfico. Entretanto, Embriaguez Divina posiciona o mal como um estado de alucinação divina, de êxtase dionisíaco. O mal assume várias formas. Surge como força determinante num elevado número de histórias, e o teatro é há muito um contexto onde é revelado e exposto. Para alguns, a experiência do abismo do mal é um pré-requisito para a arte. George Bataille posiciona o mal e a arte em grande proximidade, como duas forças que se opõem a um mundo lícito de cálculo racional. Perceciona as crianças como seres comprometidos com o mal, revoltando-se contra um mundo adulto de convenções inibidoras. A exaltação Divina como uma insurreição transformativa do Mal contra o Bem, convidando a quebrar com a ordem, a escapar às normalizações e a desviar do guião.
FICHA ARTÍSTICA
Coreografia choreography Marlene Monteiro Freitas
Apoio à produção production support Lander Patrick
Com with Andreas Merk, Betty Tchomanga, Francisco Rolo, Henri Cookie Lesguillier, Hsin-Yi Hsiang, Joãozinho da Costa, Mariana Tembe, Majd Feddah, Miguel Filipe
Desenho de luz e espaço lighting and space design Yannick Fouassier
Apoio à criação do espaço support for space creation Miguel Figueira
Direção de cena e conceção de adereços stage management and props creation André Calado
Desenho de som sound design Rui Dâmaso
Pesquisa research Marlene Monteiro Freitas, João Francisco Figueira
Dramaturgia dramaturgy Martin Valdés-Stauber
Conceção de figurinos costumes creation Marisa Escaleira
Produção production P.OR.K (Bruna Antonelli, Sandra Azevedo, Soraia Gonçalves), Münchner Kammerspiele
Difusão diffusion Key Performance
Coprodução co-production Teatro Municipal do Porto, Biennale de la danse de Lyon 2020 & Pôle européen de création Ministère de la Culture/Maison de la Danse, Culturgest, HAU Hebbel am Ufer, Kunstenfestivaldesarts, International Summer Festival Kampnägel, Künstlerhaus Mousonturm, Festival dAutomne -Les Spectacles Vivants/Centre Pompidou, NEXT festival, Ruhrtriennale, TANDEM Scène nationale, Theater Freiburg, Wiener Festwochen
Apoio Support CML Câmara Municipal de Lisboa, Dançando com a diferença, Fabbrica EuropaPARC- Performing Arts Research Center, La Gare Fabrique des arts en mouvement, Pólo Cultural Gaivotas Boavista, Reykjavík Dance Festival
P.OR.K Associação Cultural é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal Ministério da Cultura / Direção-Geral das Artes.
NOTAS SUPLEMENTARES
O regresso ao Teatro Municipal do Porto foi planeado cuidadosamente, salvaguardando as devidas medidas de segurança. Sabemos que o desejo de voltar aos espaços públicos, aos teatros, à descoberta que só se concretiza na partilha do mesmo espaço físico deve ser providenciado com todas as precauções e garantindo as normas de segurança necessárias. Regressar ao Rivoli e ao Campo Alegre será encontrar dois teatros completamente equipados e preparados para receber da melhor maneira públicos, artistas e equipas. Bem-vindos de volta!
Medidas preventivas COVID-19:
Utilize sempre a sua máscara.
Gel desinfetante de mãos disponível.
Respeite a distância de segurança (2 metros).
Respeite a lotação de cada espaço.
Respeite o lugar que lhe é atribuído.
Evite a utilização de elevadores.
No final do espetáculo, aguarde orientação dos assistentes de sala
- 1ª Plateia – 12€
- 2ª Plateia – 12€
- 1º Balcão – 12€
- 2º Balcão – 12€