O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

François Chaignaud & Akaji Maro - GOLD SHOWER- RIVOLI Grande Auditório
Adiado

François Chaignaud & Akaji Maro – GOLD SHOWER

François Chaignaud & Akaji Maro – GOLD SHOWER- RIVOLI Grande Auditório

16 e 18 de Abril

O encontro entre Akaji Maro e François Chaignaud é o encontro de dois corpos cuja idade, cultura e tradição diferem radicalmente. No entanto, ambos encaram a dança como um local de experimentação infinita para a transformação do corpo e das suas possibilidades. Retrato cruzado de duas sensibilidades, GOLD SHOWER é um dueto de transmissões múltiplas, que problematiza a carne, o género e a história. Um pioneiro do butô, septuagenário que dança a vida e o grotesco, encontra um artista ímpar da metamorfose, cantor e performer, num claro cruzamento de uma tradição clássica com a dança que acontece fora dos palcos. O resultado é um desfile em que a seriedade se dilui na frivolidade e cede lugar a uma desmesurada extravagância.
Espetáculo de uma rebelião contínua da carne através da ficção e do artifício, GOLD SHOWER cria imagens indeléveis do que há de mais estranho ao corpo: o próprio corpo.

DANÇA

França/Japão
Estreia nacional
Preço 12€
Duração 1.10h
Classificação etária >12

FRANÇOIS CHAIGNAUD obtém uma licenciatura do Conservatório Nacional de Música e Dança de Paris em 2003. Colabora com vários coreógrafos como Boris Charmatz, Emmanuelle Huynh, Alain Buffard e Gilles Jobin. De He’s One that Goes to Sea for Nothing but to Make Him Sick (2004) a Думи мої – Dumy Moyi (2013), criou espetáculos que cruzam dança e canto numa vasta gama de contextos e na confluência de muitas inspirações. A sua pesquisa estende-se dos precursores vanguardistas do modernismo coreográfico do início do século XX a trabalhos contemporâneos e das técnicas e símbolos do bailado clássico às danças urbanas. François Chaignaud colabora de perto com Cecilia Bengolea desde 2005, tendo criado a companhia Vlovajob Pru com ela. São ambos artistas associados da Bonlieu Scène nationale Annecy em França.

Em 1965, fortemente influenciado pelo pioneiro do butô Tatsumi Hijikata, AKAJI MARO fundou a companhia de teatro Jōkyō Gekijō com o famoso ator e encenador japonês Jūrō Kara. Em 1972, fundou a sua própria companhia, Dairakudakan, aplicando a sua extraordinária técnica de interpretação em peças de dança butô. Um dos seus ensinamentos elementares, tempu tenshiki, tornou-se controverso não apenas no Japão mas também noutros países após a sua estreia chocante em vários festivais de dança em França e nos EUA em 1982. Desde então, o butô tem exercido forte influência na cena de dança internacional. Enquanto ator, bailarino e encenador/coreógrafo, Maro foi constantemente desafiado a transpor as fronteiras de várias formas de arte.

Conceção, performance François Chaignaud, Akaji Maro
Figurinos  Romain Brau, Cédrick Debeuf, Kyoko Domoto
Desenho de luz  Abigail Fowler
Cenografia  François Chaignaud, Abigail Fowler, Akaji Maro
Som Caroline Mas
Intérprete japonês Mohamed Ghanem
Assistente de Akaji Maro Naomi Muku
Colaborador artístico de François Chaignaud Baudouin Woehl
Produção Executiva Garance Roggero, Jeanne Lefèvre, Clémentine Rougier, Léa Turner
DifusãoSarah de Ganck
Produção Vlovajob Pru
Apoio  Le Regard du Cygne, La Villette
Coprodução Teatro Municipal do Porto/DDD – Festival Dias da Dança, Pôle européen de création – Ministère de la culture/Maison de la Danse en soutien à la Biennale de la danse de Lyon 2020, Bonlieu scène nationale Annecy, Charleroi Danse, Chaillot – Théâtre national de la Danse, Le Quartz – scène nationale de Brest, manège, scène nationale-Reims, Setagaya Public Theatre, The Japan Foundation, Conseil régional Auvergne Rhônes-Alpes, Maison de la musique de Nanterre, Festival d’Automne à Paris  

François Chaignaud & Akaji Maro – GOLD SHOWER- RIVOLI Grande Auditório

 

[smartslider3 alias=”fundo-do-mec-agendas-“]

Data

16 - 18 Abr 2021
Desde
Teatro Rivoli

Localização

Teatro Rivoli
R. do Bonjardim 143, 4000-440 Porto
Website
https://agendaculturalporto.org/agenda-teatro-rivoli-porto/
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »