O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Cleo Diára Isabél Zuaa & Nádia Yracema

Cleo Diára, Isabél Zuaa & Nádia Yracema – Aurora Negra

Cleo Diára, Isabél Zuaa & Nádia Yracema – Aurora Negra

Em Aurora Negra, o canto começa na voz de uma mulher que fala. Fala crioulo. Fala tchokwe. Fala português. Em cena três corpos, três mulheres na condição de estrangeiras onde são faladas essas três línguas. Em cada mulher uma essência, personalidade e trajetória que se cruzam com a certeza de que nada voltará a ser igual. Nesta Aurora Negra, buscam as raízes mais profundas e originais dessas culturas celebrando o seu legado e projetando um caminho onde se afirmam como protagonistas das suas histórias.

Cleo Diára nasceu a 2 de setembro de 1987 na cidade da Praia em Cabo Verde. Mudou-se para Lisboa na infância onde realizou a maior parte da sua formação. As suas primeiras experiências teatrais foram com o grupo de teatro universitário Mis-cutem. Na sequência disso inicia a sua formação artística profissional em 2012, na ESTC – Escola Superior de Teatro e Cinema. Desde 2015 que participa como intérprete em vários projetos teatrais de encenadores nacionais dos quais se destacam Rogério Carvalho, Mónica Calle, Sónia Baptista e Mário Coelho. Integrou também várias produções de cinema nacional e internacional, das quais destaca Diamantino, de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, Verão Danado de Pedro Cabeleira e Terra Amarela de Dinis Costa.

Isabél Zuua é atriz e performer portuguesa e tem as suas origens na Guiné-Bissau e em Angola. O seu primeiro contacto artístico surge no grupo de dança africana radicado em Lisboa, Prata Luar. As suas principais formações foram feitas no Chapitô em interpretação teatral, na ESTC – Escola Superior de Teatro e Cinema, no curso de teatro, e no intercâmbio na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, em artes cénicas. Pesquisa novas dramaturgias onde a mulher negra é protagonista e anfitriã das suas próprias histórias, desmistificando estereótipos e preconceitos. Desde 2010 transita entre projetos de dança, cinema e teatro, tanto no Brasil como em Portugal. Nessas áreas colaborou com Marcelo Gomes, Laís Bodanzky, Yasmin Thayná, Juliana Rojas, Marco Dutra, Felipe Bragança, Cláudia Pinheiro, Gustavo Ciríaco, Jorge Andrade, Tiago Vieira, Tino Seghal, Denise Stutz, Felipe Ribeiro, entre outros.

Nádia Yracema nasceu a 3 de julho de 1988, em Luanda, Angola. Inicia a sua formação e atividade no teatro universitário, TEUC – Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra, onde conclui o curso de formação no ano letivo de 2007/2008. Paralelamente frequenta a licenciatura de direito na Universidade de Coimbra. Ingressa em 2012 na ESTC – Escola Superior de Teatro e Cinema, no ramo Atores. Tem trabalhado frequentemente como atriz em teatro, onde é dirigida por vários encenadores nacionais e internacionais. Tem uma participação ativa em vários organismos sociais que promovem o trabalho colaborativo nas áreas do cinema, teatro e performance. Em 2018 integra o projeto internacional École de Maîtres.

OUTUBRO

8/10 sex 19:30 RIVOLI Palco do Grande Auditório
9/10 sáb 19:30 RIVOLI Palco do Grande Auditório
10/10 dom 17:00 TMP ONLINE

RIVOLI & ONLINE

TEATRO
Preço 9€ (Rivoli) / 3.50€ (TMP Online)
Duração 1:30min
Classificação etária 12+
Condições TMP Online Visualização disponível 24h (entre as 17h00 de 10 de outubro e as 23h59 de 11 de outubro)
Interpretação em Língua Gestual Portuguesa Sessões dias 8 e 10 de outubro
Direção artística, criação e interpretação Cleo Diára, Isabél Zuaa, Nádia Yracema
Cenografia Tony Cassanelli
Figurinos José Capela
Desenho de luz e vídeo Felipe Drehmer
Sonoplastia e composição Carolina Varela, Yaw Tembe
Apoio à criação Inês Vaz, Bruno Huca
Apoio à dramaturgia Sara Graça, Teresa Coutinho
Apoio ao movimento Bruno Huca
Styling Eloisa Correia
Apoio à pesquisa Melánie Pétrémont
Produção Cama a.c.
Direção de produção Maria Tsukamoto
Coprodução Teatro Nacional D. Maria II, Centro Cultural Vila Flor, O Espaço do Tempo, Teatro Viriato
Espetáculo vencedor da segunda edição da Bolsa Amélia Rey Colaço, destinada a apoiar a produção de espetáculos de jovens artistas e companhias emergentes.

em paralelo

Conversa pós-espetáculo

Conversa pós-espetáculo No âmbito de Aurora Negra

8/10 sex 21:00
RIVOLI Grande Auditório
TEATRO

Data

08 - 10 Out 2021
Desde

Hora

19:30
Teatro Rivoli

Localização

Teatro Rivoli
R. do Bonjardim 143, 4000-440 Porto
Website
https://agendaculturalporto.org/agenda-teatro-rivoli-porto/
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »