O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Galeria Municipal Porto

Duas exposições gratuitas para ver na Galeria Municipal do Porto

Podem ser visitadas até 13 de Fevereiro, com entrada livre.

 “Erro 417: Expectativa Falhada”, com curadoria de Marta Espiridião, e “A Hora Antes do Pôr-do-Sol”, da artista Milena Bonilla, com curadoria de Juan Luis Toboso.

Galeria Municipal Porto 1 by Miguel Aguiar
Miguel Aguiar ©

ERRO 417: EXPECTATIVA FALHADA

Potenciado pelo sistema económico capitalista, que infeta todos os outros sistemas sociais e culturais, o medo de falhar acompanha habitualmente o desejo do sucesso. Neste contexto, o receio de errar ou ficar aquém das expectativas torna-se não só um dos maiores impulsos humanos como também o valor de juízo pelo qual nos avaliamos colectivamente, assim servindo como medida para a formulação e manutenção de hierarquias sociais. Mas as noções de falhanço e sucesso nunca estão livres de prerrogativas, uma vez que se encontram intrinsecamente ligadas a diversas condicionantes estruturais cumulativas – a cor da pele, o género, a sexualidade, entre outras – e, acima de tudo, ao cumprimento dos expectáveis papéis dentro destas categorias.
Falhar, e aprender na falha, assume um papel radicalmente diferente na produção artística: entre a insatisfação, a rejeição, a dúvida, o erro e a experiência, a ideia de sucessivamente tentar e falhar torna-se combustível para a experimentação especulativa e para a criação conceptual. Assumindo a premissa do falhanço como uma ferramenta de resistência contra-hegemónica, apela-se à crítica dos modelos estáticos de sucesso e falhanço, e ao questionamento do seu papel na construção da vida pessoal e comum. Mas, acima de tudo, pede-se que a expectativa não tenha espaço nesta exposição, dando lugar à falha e ao erro que inevitavelmente geram a experiência de estar viva.
Exposições no Porto
Exposições no Porto

A HORA ANTES DO PÔR-DO-SOL MILENA BONILLA

“A hora antes do pôr-do-sol tem uma magia própria…” foram as palavras escritas por Rosa Luxemburgo ao seu amigo Hans Diefenbach numa carta enviada da prisão de Wronke, no verão de 1917. A partir desta correspondência, Milena Bonilla convida-nos a pensar nas possibilidades de construção de um imaginário que navega pela literatura, botânica, pontuais referências históricas e mitologias coletivas. Aqui, “essa hora antes do pôr-do-sol” surge enquanto conceção de um momento temporal mágico que liga o passado com o presente, mediante a criação de ressonâncias políticas e afetivas.

Esta exposição é mais um desdobramento na investigação da artista, que explora os limites do arquivo e a interpretação da história como forma de articulação de uma possível memória coletiva. O projeto infiltra-se pelos espaços simbólicos construídos pelo pensamento de Rosa Luxemburg e procura criar lugares de interstício onde relaciona diferentes formas de produção de conhecimento para especular algo a que poderíamos chamar de temporalidade histórica suspensa.

 

Horário
Terça–Domingo
10h00–18h00

Entrada gratuita

Duas exposições gratuitas para ver na Galeria Municipal do Porto

Fica a par das novidades!

O porto de Artur Pastor

O Porto de Artur Pastor

Fotografia

Ribeira do Porto década de 50 / 60 por Artur Pastor.
O fotógrafo construiu uma extensa obra que serviu de base à fototeca ministerial, com mais de 10.000 imagens documentando todo o tipo de trabalhos, espécimenes e cenas agrícolas
Sabe qual é a origem do nome Castelo do Queijo ou da expressão “Fino como o alho”? (…)
o que fazer este fim de semana no Porto
Eventos e Ideias
Tudo para um dim de semana Perfeito na Invicta!

Duas exposições gratuitas para ver na Galeria Municipal do Porto

Galeria Municipal do Porto

Translate »