O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Cultura em Expansão 2022

Cultura em Expansão de volta ao Porto

Cultura em Expansão 2022 de volta ao Porto com mais de 50 espetáculos gratuitos.

Em 2022, o Cultura em Expansão pretende dar continuidade à abordagem estabelecida na edição anterior, marcada pelos diferentes projetos de cocriação artística que envolveram inúmeros participantes. Dando corpo a novas ideias que têm surgido nestes processos de interação e partilha com os habitantes locais, a aposta em 2022 recai nos projetos de continuidade e proximidade. 

ICEBERG – O ÚLTIMO ESPECTÁCULO

O programa deste ano, que pode ser consultado online, vai concentrar a maioria das actividades na Associação de Moradores da BouçaAssociação de Moradores do Bairro Social da PasteleiraAssociação Nun’Álvares de Campanhã e Auditório do Grupo Musical de Miragaia. Os parceiros de programação, produção e acompanhamento nos territórios serão a Sonoscopia na Bouça, o Teatro do Frio na Pasteleira, o Visões Úteis em Campanhã e a Confederação em Miragaia.

Programação Cultura em Expansão 2022

Cultura em Expansão de volta ao Porto

O programa para Campanhã inclui o concerto-documental de Telma Pereira, Carlos Garcia e Ariel Pinheiro “NinaNinar”, “com canções de embalar de diferentes nacionalidades recolhidas em Lisboa”, a que se junta agora um novo tema local, “O meu amor virá de comboio”, um espetáculo teatral em torno do universo dos caminhos de ferro, de Sónia Barbosa/Ritual de Domingo, e “TRIC – Tardes Regaladas nas Ilhas de Campanhã”, uma coprodução com a Trigamisto que quer “unir habitantes e visitantes de diferentes ilhas da freguesia em torno da narração oral”.

 

Para a Pasteleira, está prevista a continuidade do projeto “Oficina (In)Comum”, promovido pelo coletivo Ponto Parágrafo, que começou em 2021 e irá construir “estruturas físicas para apoio à promoção e realização dos espetáculos” naquele território.

A companhia madrilena La Gata Japonesa traz “Los Viajes de Bowa” ao bairro Pinheiro Torres, em parceria com o Trengo – Festival de Circo do Porto, promovido pela Erva Daninha.

Ainda na Pasteleira, será desenvolvido o “Baile dos Discos Amadeu”, um projeto de Ruca Bourbon em torno da coleção de discos de um morador do bairro, numa reinterpretação “na fronteira entre o baile típico, a videoarte, o tasco e a performance”.

Na Bouça, o foco é a música, com Ece Canli, Lea Tarragona e Marta Vuduvum, Joana Sá e Henrique Fernandes, Jérôme Noetinger e @c e ainda Will Guthrie, Mário Costa e Jorge Queijo, parcerias incentivadas pelo Grupo Operário do Ruído, um projeto que nasceu no âmbito do Cultura em Expansão de 2020.

Há também uma nova edição de “Obras Portuenses da Década de 20”, que ficará a cargo dos compositores Álvaro Salazar, Cândido Lima, Ângela Lopes e Isabel Soveral.

Já Miragaia recebe a mini-conferência “Para que serve a cultura?”, de José Maria Vieira Mendes e do Teatro Praga, “dirigida a crianças e jovens com o intuito de introduzir o pensamento, filosofia e ideia de questionamento, de uma forma lúdica e descomplexada”.

Cultura em Expansão de volta ao Porto

Fica a par das novidades!

O porto de Artur Pastor

O Porto de Artur Pastor

Fotografia

Ribeira do Porto década de 50 / 60 por Artur Pastor.
O fotógrafo construiu uma extensa obra que serviu de base à fototeca ministerial, com mais de 10.000 imagens documentando todo o tipo de trabalhos, espécimenes e cenas agrícolas
Sabe qual é a origem do nome Castelo do Queijo ou da expressão “Fino como o alho”? (…)
o que fazer este fim de semana no Porto
Eventos e Ideias
Tudo para um dim de semana Perfeito na Invicta!

Cultura em Expansão 2022

Programa

Translate »