Capela do Senhor da Pedra - Miramar
Lendas e Rituais
A história da Capela do Senhor da Pedra remonta a 1763...
A sua História...
A história da Capela do Senhor da Pedra remonta a 1763, quando foi construída sobre um rochedo à beira-mar. Esta data, 17 de junho de 1763, marca a sua fundação.
Acredita-se que as raízes do culto na Capela do Senhor da Pedra possam remontar a antigas práticas pagãs, de caráter naturalista, praticadas pelos povos pré-cristãos, onde divindades eram reverenciadas em meio à natureza. Posteriormente, essa tradição foi incorporada ao Cristianismo.
A romaria ao Senhor da Pedra é uma das mais antigas e tradicionais de Vila Nova de Gaia e da freguesia de Gulpilhares. Anualmente, acontece nas praias do Senhor da Pedra, no domingo da Santíssima Trindade, estendendo-se até a terça-feira seguinte.
A lenda da luz enigmática
De acordo com a lenda, algo extraordinário ocorreu enquanto os habitantes da localidade de Gulpilhares, a freguesia onde o templo está situado, se preparavam para erigir a capela. A narrativa relata que o plano inicial da comunidade era erguer o templo na área conhecida como “arraial”. No entanto, à medida que as primeiras pedras e paredes eram erguidas, uma luz misteriosa começou a se manifestar.
Conforme a lenda, essa luz misteriosa apareceu de maneira tão persistente durante a noite que foi interpretada como um sinal divino para que a Capela do Senhor da Pedra fosse construída exatamente sobre aqueles rochedos. Assim, o plano original foi abandonado em favor da construção da capela no local onde a luz se manifestava.
D. Sebastião - Senhor da Pedra
Uma outra lenda notória relacionada com este local narra que, numa manhã envolta em nevoeiro, D. Sebastião fez com que o seu cavalo cravasse as patas em um dos rochedos, porém, de forma enigmática, ele retornou atrás sem adentrar nas praias portuguesas. Esta narrativa é frequentemente invocada como explicação para as duas marcas arredondadas e paralelas que podem ser avistadas no local.
Azulejos na Fachada da Capela do Senhor da Pedra
A Capela do Senhor da Pedra apresenta uma planta hexagonal e, em seu interior, ostenta um altar-mor e dois retábulos laterais esculpidos em talha dourada, no estilo barroco/rococó. Além disso, a capela abriga diversas estátuas religiosas, sendo a imagem de Cristo crucificado o destaque principal.
À entrada da capela, encontram-se dois painéis de azulejos monocromáticos de cor azul, cada um com as seguintes inscrições:
Do lado esquerdo:
“O LOCAL ONDE SE ERGE ESTA CAPELA DO SENHOR DA PEDRA É, SEM DÚVIDA, O MAIS ANTIGO SÍTIO DE CULTO DA FREGUESIA. ANTES DE SER CONSAGRADO A CRISTO, ERA UM ALTAR PAGÃO.”
Do lado direito:
“A ORIGEM DA COMUNIDADE DE GULPILHARES REMONTA A TEMPOS ANTIGOS, COMO EVIDENCIA O RICO ESPÓLIO ARQUEOLÓGICO DESCOBERTO NESTA REGIÃO.”
Rituais e "Bruxarias" - Senhor da Pedra
Atualmente, é possível observar ocasionalmente pessoas a fazer rituais pouco convencionais nos arredores da igreja. Estes rituais são por vezes rotulados como “bruxaria” ou “feitiçaria”, embora deva ser destacado que é expressamente proibida a queima de velas naquela área.
Localização e Preço:
Localização: Praia de Miramar, Vila Nova de Gaia
Coordenadas: 41.068711, -8.658595
- A capela está fechada, mas o seu exterior (área circundante à capela e a casa das velas) é de livre acesso.
Preço: Gratuito