O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Viagens sustentáveis: o que são e como estão a ter mais adeptos

Mais pessoas do que nunca estão à procura de viagens que sejam diferentes e que ofereçam mais do que apenas passeios por uma grande cidade ou visitas a pontos turísticos. As pessoas querem sair para a natureza e apreciá-la de perto, de maneira responsável. Felizmente, existem muitas atividades emocionantes na natureza que permitem chegar bem perto da vida selvagem e ainda mais perto da natureza interior do ser humano, sem causar impactos negativos.

Encontre atividades ecológicas na natureza online

Nunca foi tão fácil planear as próximas férias. Basta ter a ideia, fazer uma busca rápida na internet e, em poucos cliques, já terá reservado as férias de verão. No entanto, há uma infinidade de sites com todo tipo de informação sobre experiências sustentáveis ao redor do mundo, o que pode ser bastante confuso. Uma das experiências que se tem vindo a destacar é a viagem para montanhas, sobretudo aquelas com estâncias de esqui. Se quiser descobrir quais os 3 destinos mais económicos e sustentáveis, descubra este artigo elaborado pela Holidu.

Com uma simples busca por país ou local, encontra muitos resultados e, então, é só escolher a melhor opção para você e seu orçamento. Há também várias avaliações disponíveis caso tenha dúvidas sobre algum lugar. A única questão é: que tipo de férias procura?

Viagens sustentáveis: o que são e como estão a ter mais adeptos
@Bazoom

Caminhadas e viagens de bicicleta

Se realmente quer estar em contato com a natureza, não há nada melhor do que uma boa caminhada ou viagem de bicicleta. Terá muito ar fresco e fará exercício enquanto aprecia a paisagem deslumbrante que se apresenta à sua frente. A sensação de acordar de manhã, saindo de uma tenda ou cabana para continuar pelas trilhas, é indescritível.

O orvalho ainda cobre a grama, e o sol da manhã faz tudo brilhar, enquanto os pássaros cantam nas copas das árvores. É uma experiência única. Mas há tantas trilhas e rotas de bicicleta que é impossível percorrê-las todas. Isso, no entanto, é algo positivo, pois significa que há caminhos para todos os níveis de experiência.

Estes 5 países são perfeitos para caminhadas e viagens de bicicleta:

  • Noruega
  • Suíça
  • Nova Zelândia
  • Escócia
  • Canadá

Camping e pernoite ao ar livre

Outra maneira divertida de passar o tempo ao ar livre é acampando ou dormindo ao ar livre. Nessa experiência, também se conecta profundamente com a natureza e a vivencia em toda a sua glória. Imagine acordar sob as estrelas ou com o som de um acampamento ganhando vida ao seu redor. É quase mágico. Melhor ainda é dormir em um abrigo rústico. Pode ser que você fique com cheiro de fumaça da fogueira da noite anterior, mas isso faz parte da experiência.

A paz e a serenidade que o envolvem enquanto prepara a sua refeição e faz o café da manhã cercado por árvores dançantes são incomparáveis. O stress desaparece, sendo substituído por uma leveza que permanece por muito tempo. Se quer realmente mergulhar na tranquilidade interior e se desconectar do mundo, escolha um local que favoreça essa experiência.

Estes 5 lugares são perfeitos para camping e pernoite ao ar livre:

  • Parque Nacional de Yosemite, EUA
  • Parque Nacional Banff, Canadá
  • Parque Nacional Abel Tasman, Nova Zelândia
  • Parque Nacional Sarek, Suécia
  • Parque Nacional Torres del Paine, Chile

Como minimizar seu impacto ambiental durante a viagem

O número crescente de pessoas que desejam explorar a natureza infelizmente pode prejudicá-la, se não forem tomadas as devidas precauções. Então, se está a planear férias na natureza, também deve pensar em como reduzir seu impacto e deixar tudo intacto para que outros possam desfrutar da paz assim como você.

Sempre que possível, escolha meios de transporte sustentáveis. É claro que viagens de avião não são ideais para o planeta. No entanto, estão sendo feitos esforços para desenvolver aviões elétricos, permitindo voos mais ecológicos. Enquanto isso, ainda tem seus pés, uma bicicleta, carro próprio ou transporte público à disposição, caso não precise cruzar o mundo — embora isso também seja possível de forma sustentável.

Ao mesmo tempo, leve pouca bagagem. Caso tenha que voar ou dirigir, é melhor viajar com pouca carga, pois menos peso significa menor emissão de CO2. Aviões e carros simplesmente consomem menos energia com menos peso. Se outros viajantes levam enormes malas cheias, isso foge do seu controle. Mas pode ser um exemplo positivo. Além disso, use garrafas reutilizáveis para reabastecimento durante a viagem e sacos reutilizáveis de silicone para alimentos e lanches. Assim, reduz o lixo gerado. Se mesmo assim tiver resíduos, leve um saco de lixo na mochila para descartá-los em locais apropriados.

Menos lixo também protege a vida selvagem, que deve admirar à distância por respeito. Nunca alimente animais selvagens. Se muitas pessoas fizerem isso, os animais podem se acostumar a depender de visitantes para se alimentar, o que não é saudável, especialmente se um dia encontrarem um turista que não seja tão amigável. Respeite o ambiente selvagem, para que as próximas gerações também possam desfrutar da bela natureza e de todas as experiências incríveis que ela oferece.

Viagens sustentáveis: o que são e como estão a ter mais adeptos

Translate »