A sua origem como qualquer prato típico tem raízes populares e muitas são as histórias a volta desta famosa iguaria. Parece haver um consenso em atribuir esta invenção a Daniel David Silva um minhoto das Terras de Bouro que após ter estado emigrado na Bélgica foi parar a um Restaurante na Rua do Bonjardim no Porto de seu nome “Regaleira”.
Segundo relatos, a Francesinha à moda do Porto teria sido criada por volta de 1952, originalmente com bife de perna de porco assada e servida em pão bijou. A criação teria surgido após uma tentativa fracassada de introduzir o “croque monsieur” aos habitantes do Porto.
A origem do nome “Francesinha” é incerta, mas há duas histórias possíveis. Uma delas é que Daniel David Silva teria afirmado que “a mulher mais picante que conheço é a francesa”, em referência ao molho apimentado que acompanha a Francesinha. A outra teoria é que a inspiração para a criação do prato teria vindo da culinária francesa.
A Francesinha continua a ser um dos pratos mais icónicos da culinária portuguesa e é facilmente encontrada em diversos estabelecimentos em todo o país.
A Francesinha é facilmente encontrada em diversos estabelecimentos no Porto. Por isso, fizemos uma lista com as 10 melhores francesinhas no Porto para que possa desfrutar de uma experiência gastronómica única.
Considerada uma das 50 melhores Sanduíches do Mundo e um dos 10 melhores sabores da Europa, a Francesinha Santiago® é hoje um dos maiores ícones gastronómicos da Cidade do Porto e de Portugal. E é no Café Santiago que a Francesinha se apresenta no seu expoente máximo a nível de qualidade e reconhecimento.
Endereço: Rua de Passos Manuel 226, 4000-382 Porto
“Desde 1987 que a Yuko Tavern destaca-se na qualidade dos produtos e na excelência a servir. A paixão passou de geração em geração e não esqueceu as verdadeiras origens.”
Endereço: Rua de Costa Cabral 2331, 4200-232 Porto
Localizado perto do rio este café serve desde 1973. Por fora é uma fachada típica da baixa do Porto. Desfrute do sabor da sua francesinha na esplanada com vista para o rio, enquanto os elétricos passam ao lado da sua mesa.
Endereço: Rua Nova da Alfandega 37, Porto
O Brasão Bistrô nasceu para partilhar contigo uma experiência intemporal, onde se conjugam a atualidade com o bem saber fazer de outros tempos.
Um lugar confortável e descomplexado, onde podes desfrutar de uma ampla e personalizada oferta de cervejas artesanais, francesinhas, petiscos e bifes.
Tudo isto, numa casa Portuguesa com certeza!
Contato: reservas@brasao.pt
A composição desta deliciosa Francesinha apresenta uma leve variação: a linguiça é disposta no topo do prato e, além do tradicional bife, ainda se acrescenta a suculenta carne assada.
O sabor único da Francesinha é resultado da combinação perfeita de ingredientes cuidadosamente selecionados e preparados com maestria. Nessa versão especial, a linguiça se destaca ao ser posicionada estrategicamente no topo do prato, garantindo um toque extra de sabor em cada garfada.
Além disso, a adição da suculenta carne assada confere uma textura macia e suculenta que faz toda a diferença no paladar. O resultado final é uma iguaria inesquecível que agrada aos mais exigentes apreciadores.
Endereço: R. de Santa Catarina 1147, 4000-457 Porto
Situado no centro da baixa do Porto, mesmo em frente ao Coliseu, o Lado B Café é um espaço com arquitectura moderna e decoração ligada ao universo da música, onde pode desfrutar do melhor que se faz na cidade na área da restauração, num ambiente informal, a preços acessíveis, onde se serve uma das melhores francesinhas do Porto.
Com carácter de cervejaria, funciona igualmente como restaurante, café e bar, apresentando um menu variado e uma carta de vinhos e cervejas extensa.
Endereço: R. de Passos Manuel 190 Frente, 4000-382 Porto
Se aprecias comer ao balcão de um típico “Tasco” do Porto, aqui tens uma opção imperdível. Embora o espaço seja reduzido, a qualidade das francesinhas é indiscutível e o sabor é simplesmente delicioso.
Endereço: R. de Sá de Noronha 137, 4050-526 Porto
A especialidade do Tappas Caffé são as francesinhas em forno a lenha, uma da iguarias mais apreciadas na nossa cultura gastronómica.
As temperaturas do forno podem chegar aos 400ºC e é lá que as francesinhas ficam entre oito a dez minutos num prato de barro. A espera vale a pena. O toque do sabor a Lenha faz valer a espera.
Tappas Caffé Candal
917179436 R. Dr. António Granjo 549 4440-452 Vila Nova de Gaia
Tappas Caffé Madalena
913 811 555 R. 25 de Abril 95 4405-796 Vila Nova de Gaia
Tappas Caffé Regional
223 756 433 R. Guilherme Gomes Fernandes 204 4430-175 Vila Nova de Gaia
Afonso é um ícone no Porto quando se trata de francesinhas – até mesmo Anthony Bourdain experimentou este famoso prato aqui em fevereiro de 2017.
“Carne, queijo, gordura e pão: a combinação imortal” – Anthony Bourdain
Endereço: Rua da Torrinha 219, Porto
A Regaleira é responsável por uma parte significativa da identidade culinária do Porto. Foi lá que Daniel David da Silva, criou a famosa francesinha em 1952. Inspirado no croque monsieur francês, ele criou um sanduíche inovador utilizando carnes e fumados portugueses, regando tudo com um molho saboroso que prometia tornar as mulheres portuguesas tão “picantes” quanto as francesas. Após um período de três anos fechado, o restaurante reabriu em 2021 na Rua do Bonjardim, agora no número 83. A receita original da francesinha, incluindo o molho secreto, continua a ser servida até hoje.
Endereço: Rua do Bonjardim, 83
4000-124 Porto
Muitas são as receitas e as formas de fazer Francesinhas, desde a qualidade das “carnes” as bebidas alcoólicas obrigatórias no molho alaranjado. Não há uma receita mas sim uma infinidade de receitas, cada uma melhor que a outra. Neste espaço vamos detalhadamente fazer a melhor receita de Francesinha testada e aprovada por Tripeiros(as).
Nota: Acompanhe com Batata Frita aos palitos. Eventualmente pode juntar no recheio da francesinha outro tipo de embutidos da sua preferência como Paio do lombo, Mortadela, Bacon, etc. Finalize com um ovo estrelado no topo da francesinha.