O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Ponte Luíz I ou mais conhecida por D. Luis 1

História e Curiosidades da ponte mais emblemática do Porto

Chamada popularmente de Ponte Dom Luís 1, a sua designação oficial é Ponte Luís I. Apesar de ser comummente referida como “Dom Luís”, o nome completo da ponte não inclui o título nobiliárquico.

Vista de Drone 4k da Ponte Luiz I :
Ponte-Luís-I-Construção-1883 porto ribeira

História - Ponte Luis I

Inauguração Histórica

A Ponte Luís I foi inaugurada em duas fases distintas. O tabuleiro superior teve a sua inauguração em 31 de outubro de 1886, coincidindo com o aniversário do rei Dom Luís I. Já o tabuleiro inferior foi inaugurado um ano mais tarde.

Reconhecimento Europeu

Considerada uma das mais belas da Europa, a Ponte Luís I recebeu reconhecimento da European Best Destinations em dezembro de 2019. Esta organização, com sede em Bruxelas, é dedicada à promoção do turismo e da cultura no continente.

Superada, Mas Não Esquecida

Anteriormente detentora do maior arco de ferro forjado do mundo, com 172 metros, a Ponte Luís I viu esse recorde ser ultrapassado em 2017 pela ponte chinesa do Canal de Tianshenggang.

A Surpreendente Autoria

Embora muitos associem a ponte ao renomado Gustav Eiffel, a sua autoria pertence a Théophile Seyrig, discípulo de Eiffel. Esta revelação desmistifica a ligação direta entre a Ponte Luís I e a Torre Eiffel em Paris.

Um Passado de Portagens

Durante quase seis décadas, desde a sua inauguração até 1944, atravessar a Ponte Luís I implicava o pagamento de portagens. Este custo era cobrado individualmente, por pessoa.

Evolução na Mobilidade Urbana

Inicialmente aberta à circulação de veículos no tabuleiro superior, essa permissão foi revogada em 2003 para adaptar a estrutura à circulação do metro, uma alteração que permanece até os dias atuais.

Descubra mais sobre esta icónica obra arquitetónica e histórica que atravessa o Rio Douro e liga as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia. A Ponte Luís I é um testemunho vivo da engenhosidade humana e um marco na paisagem urbana portuguesa.

Curiosidades da Ponte Eiffel

A Ponte Luís I é uma obra singular, destacando-se como um exemplar excepcional do patrimônio industrial e da arquitetura do ferro do final do século XIX. Classificada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, esta ponte marca profundamente a paisagem ribeirinha do Porto e Gaia. Aqui estão alguns pontos-chave sobre esta icônica estrutura:

  • Origens e Projeto Inovador: Proposto por Bento Fortunato Almeida d’Eça, a ponte apresentava uma inovadora solução estrutural com dois tabuleiros rodoviários, tornando-a provavelmente única no mundo. O projeto foi escolhido entre doze propostas internacionais, com destaque para a proposta da Société de Willebroek, liderada pelo engenheiro belga François Théophile Seyrig.

  • Construção e Inauguração: As obras começaram em 1882 e foram concluídas em 1886, com a inauguração do tabuleiro superior em homenagem ao rei D. Luís I. A construção envolveu métodos inovadores para a época, incluindo a montagem do arco metálico, sendo este o maior do mundo na época, com 172 metros de vão.

  • Nome e Lendas: Apesar de popularmente ser chamada de “Ponte D. Luís”, o nome oficial sempre foi “Ponte Luís I”. A ausência do rei na inauguração levou a uma lenda sobre a mudança de nome da ponte, mas documentos históricos confirmam sua designação original.

  • Portagens e Evolução: Inicialmente, a passagem pela ponte estava sujeita ao pagamento de portagens, variando de acordo com o tipo de veículo. As portagens foram eliminadas gradualmente ao longo do tempo, com o último pagamento sendo em 1944.

  • Obras de Conservação: Ao longo dos anos, a ponte passou por várias obras de conservação e adaptação, incluindo melhorias na via para elétricos e reforço estrutural realizado sob a supervisão do engenheiro Edgar Cardoso.

A Ponte Luís I continua a ser um símbolo marcante da engenharia e da história de Portugal, atraindo visitantes de todo o mundo para testemunhar sua beleza e importância cultural.

Ponte Luíz I ou mais conhecida por D. Luis 1

Ponte Luíz I ou mais conhecida por D. Luis 1

Monumentos e Atrações Turísticas no Porto
Monumentos e Atrações Turísticas no Porto

O que visitar no Porto

Monumentos e Património Histórico do Porto
Se catedral do Porto

Catedral Sé do Porto

Construída na parte mais alta da cidade Invicta, a Catedral da  é o monumento religioso mais importante da cidade do Porto.
Torre do Clérigos - Porto by Miguel Aguiar

Porto

Descubra uma das atrações mais emblemáticas do Porto.

Ponte Luíz I ou mais conhecida por D. Luis 1

Translate »