O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Planetário do Porto

Abril 2024

VIDA, UMA HISTÓRIA CÓSMICA

Como começou a vida na Terra? Esta questão desafiante constitui a base deste filme para planetário, produzido pelo Planetário Morrison, da Academia de Ciências da Califórnia. Narrado pela atriz Jodie Foster na versão original e pelo ator Diogo Infante na versão portuguesa para o Planetário do Porto, “Vida – uma história cósmica”, transporta a audiência numa viagem através dos tempos. Utilizando visualizações científicas espetaculares entramos no mundo microscópico de uma célula, recuamos até ao nascimento das primeiras estrelas e à origem dos próprios elementos, continuamos a viagem entrando na Via Láctea quando o Sol era recém-nascido, mergulhamos até ao fundo do oceano da Terra primitiva, testemunhamos mudanças no nosso planeta, revemos os indícios que permitem contar a história da vida na Terra e terminamos deixando a audiência imersa numa representação da estrutura em dupla hélice fundamental para a vida como a conhecemos.

Vida uma historia cosmica Planetario do Porto

O DESPERTAR DA ERA ESPACIAL

Partindo do lançamento do Sputnik 1, o primeiro satélite artificial, passando pelas históricas alunagens, até aos voos espaciais de companhias privadas, mergulhe nesta impressionante e rigorosa reconstituição histórica dos primeiros passos da humanidade no Espaço. Quem foram estes homens e mulheres que desafiaram a morte nestas perigosas aventuras? Testemunhe a sua motivação, paixão e perseverança em “O Despertar da Era Espacial”.

Planetário do Porto

O espantoso telescópio

Resumo

Enquanto participam numa sessão de observação de céu noturno, dois estudantes adolescentes aprendem como o telescópio contribuiu para compreendermos o lugar que ocupamos no espaço e de que forma os telescópios continuam a expandir o nosso conhecimento acerca do Universo. Eles conversam com uma astrónoma que os esclarece acerca da história do telescópio, como estes instrumentos funcionam e como os astrónomos os utilizam para explorar os mistérios do universo.

Enquanto observam através do telescópio, os estudantes, em conjunto com os visitantes do planetário, aprendem acerca das descobertas de Galileu, Huygens, Newton, Hubble e outros.

 

Produzido por

Imiloa Astronomy Center of Hawai’i · Interstellar Studios · Carnegie Science Center, USA, 2009

Classificação: para todas as idades e públicos. 

Recomendado a partir de 6 ano

O VITOR E A SOFIA VÃO À LUA

Nesta nova sessão imersiva, produzida inteiramente pelo Planetário do Porto Centro Ciência Viva, vais perceber que andar com a cabeça na Lua até pode ter as suas vantagens!
 
O Vítor e a Sofia foram com o pai ao parque, para ver um Eclipse Total do Sol. Depois do Eclipse, os três decidiram dormir uma sesta à sombra de uma árvore, até que a Sofia acorda o Vítor, para juntos partirem numa fascinante aventura até à Lua.
Estás pronto para ires com eles? Calça as tuas botas, veste o teu fato espacial e não te esqueças do protetor solar!
 
Sai da plataforma de lançamento de foguetões do Parque da Cidade e viaja por este universo da imaginação.
PLANETÁRIO DO PORTO O VITOR E A SOFIA VÃO À LUA

O SOL, A NOSSA ESTRELA

O Sol iluminou a Terra nos últimos quatro mil e seiscentos milhões de anos e o seu calor, que hoje nos aquece a pele, foi igualmente sentido por todos os seres humanos que alguma vez viveram.

É a estrela que nos é mais próxima, a fonte de energia que gera os ventos, as condições meteorológicas e sustenta a vida tal como a conhecemos.

Durante milénios muitas civilizações usaram o movimento aparente do Sol e o seu percurso no céu para medir a passagem do tempo e elaborar calendários.

Em comparação com as outras estrelas, o Sol é considerado uma estrela anã típica, mas está longe de ser pequeno. Na verdade, ele tem uma massa 500 vezes superior a todos os planetas do Sistema Solar juntos e para produzir a sua energia, em cada segundo consome 600 milhões de toneladas de hidrogénio.

Nesta sessão de planetário produzida por Theofanis Matsopoulos e pelo Observatório Europeu do Sul (ESO), descubra os segredos de nossa estrela, com imagens nunca vistas da turbulenta superfície do Sol, numa experiência única de cinema imersivo.

 
 

Idade recomendada: a partir dos 10 anos

SOL-NOSSA-ESTRELA- planetario do porto

Não tenho certeza de nada, mas a visão das estrelas faz-me sonhar.

World of Discoveries: Museu Interativo

World of Discoveries: Museu Interativo

Um mundo de histórias

O WORLD OF DISCOVERIES é um Museu Interativo e Parque Temático que reconstrói a fantástica odisseia dos navegadores portugueses, que cruzaram oceanos à descoberta de um mundo desconhecido.
museu marionetas porto 1

Museu das Marionetas do Porto

Um mundo de histórias

O MUSEU DAS MARIONETAS DO PORTO EXPÕE AS PERSONAGENS QUE DERAM VIDA A 25 ANOS DE HISTÓRIA E DE ACTIVIDADE DO TEATRO DE MARIONETAS DO PORTO.
Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva

Galeria da Biodiversidade

Centro Ciência Viva
 Instalada na Casa Andresen, no Jardim Botânico do Porto, é um polo museológico onde a arte se cruza com a ciência e a literatura.
Fica a par das novidades!

Planetário do Porto

Centro de Ciência Viva

Translate »