As festas de passagem de ano no Porto voltam a dividir-se entre dois palcos vibrantes, com música ao vivo e um espetáculo de fogo de artifício deslumbrante!
🕙 A partir das 22:00: Concerto de Nuno Ribeiro, o jovem talento descoberto aos 16 anos. O cantor, conhecido por sucessos como “Longe”, “Assim Já Não Vai Dar” e “Maria Joana”, promete uma noite animada.
🕛 À meia-noite: Espetáculo de fogo de artifício a partir dos Paços do Concelho, com uma vertente multimédia e musical, projetado pelo Grandpa’s Studio.
🕐 Após a viragem do ano: Rui Veloso sobe ao palco para dar as boas-vindas a 2025, com um concerto repleto de grandes êxitos de quase 45 anos de carreira. Participação especial do grupo Canto Nono.
🕖 Após o concerto: DJ set de Carolina Torres.
🕙 A partir das 22:00: O rapper Julinho KSD aquece a festa com suas faixas energéticas, misturando crioulo, português e inglês.
🕛 Após a viragem do ano: Branko, produtor e ex-integrante dos Buraka Som Sistema, apresenta uma seleção de sons globais.
🕖 Após o concerto: DJ set de Sónia Trópicos.
🕒 A partir das 16:00: Concerto de Ano Novo na Avenida dos Aliados com a Banda Sinfónica Portuguesa, apresentando temas festivos para dar início ao novo ano.
🎇 Entrada: Livre em todos os recintos!
Período: Das 20h30 do dia 31 de dezembro até às 7h00 do dia 1 de janeiro
⚠️ Nota: As restrições de trânsito também incluem as áreas próximas aos arruamentos mencionados.
Na cultura ocidental, faz-se uma ceia no dia da véspera para se aguardar o ano que chega e, à meia-noite da passagem de 31 de dezembro para 1 de janeiro, com lançamento de fogos de artifício.
Segundo o folclore português, esta celebração está ligada a uma lenda popular que deu o nome de Noite de São Silvestre a esta noite.
Kiritimati (ou ilha Christmas), pertencente a Kiribati, e os países Samoa e Tonga são os primeiros a comemorarem a chegada do ano-novo devido ao fuso horário de 14 horas à frente da hora universal, enquanto que Samoa Americana é considerado o último local habitado a despedir-se do ano anterior, pois encontra-se onze horas atrasado em relação à hora universal.