O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Igreja de São José das Taipas

Estilo Neoclássico

A única igreja consagrada a S. José no Porto

Igreja São José das Taipas Altar by Miguel Aguiar
Igreja São José das Taipas by Miguel Aguiar

História da Igreja São José das Taipas

De estilo neoclássico, a sua construção iniciou-se no ano de 1795 e finalizou no ano de 1878. O templo tem uma só nave em abóbada de berço, suportada por dez arcos. A obra é de Carlos Amarante, arquiteto e engenheiro militar do neoclassicismo, autor de vasta obra no norte de Portugal. Da sua autoria, salientam-se os conhecidos monumentos do Bom Jesus, Igreja do Pópulo e Igreja do Hospital de S. Marcos, localizadas em Braga; a Ponte de São Gonçalo sobre o Rio Tâmega, em Amarante; Ponte das Barcas, no Porto, (hoje desaparecida); Reitoria da Universidade do Porto; igreja da Trindade, no Porto; Palácio da Brejoeira, em Monção.

A igreja de S. José das Taipas Está ligada a um dos acontecimentos mais importantes da história do Porto, o desastre da Ponte das Barcas, ocorrido aquando da 2ª evasão napoleónica. A pintura alusiva à catástrofe pode ser vista no altar das Almas. Episódio histórico de grande relevo para a cidade, ocorrido durante as invasões francesas a 29 de março de 1809. Esta pintura original em cobre encontrava-se na Ribeira e assinalava o local onde a ponte, que ligava Porto e Gaia, construída sobre barcas (daí a designação de Ponte das barcas), ruiu perante a massa populacional portuense em fuga para a margem sul, impelida pela invasão militar francesa. Hoje, a pintura alusiva ao massacre está protegida no interior da igreja e, em sua substituição, foi colocada uma outra peça em bronze do escultor Teixeira Lopes. Na Ribeira, o altar, ainda cuidado pela população local, designa-se de Alminhas da Ponte. Do lado direito da porta de entrada, é possível recolher esmolas para as almas do Desastre da Ponte das Barcas.

Igreja São José das Taipas Ponte das Barcas by Miguel Aguia

Um presépio muito especial

Guarda um dos presépios mais antigos da cidade, datado do séc. XVIII, da escola de Machado de Castro, onde pode ser visto o 4º. Rei Mago..

Localização | Horários da missas

Horário de funcionamento

domingo:10:30 – 13:00, 14:00 – 17:00
segunda:10:30 – 13:00, 15:00 – 18:30
terça:10:30 – 13:00, 15:00 – 18:30
quarta:10:30 – 13:00, 15:00 – 18:30
quinta:10:30 – 13:00, 15:00 – 18:30
sexta:10:30 – 13:00, 15:00 – 18:30
sábado:10:00 – 13:00, 14:00 – 17:00

Igreja de São José das Taipas

Igreja de São Francisco no Porto
Igreja de São Francisco no Porto

Monumentos Históricos

 A construção iniciou-se no século XIV como parte de um convento Franciscano. É notável pelo seu conjunto de talha dourada barroca do século XVIII
https://www.instagram.com/_miguelaguiar_/
Igreja do Carmo
História & arquitectura
Igreja do Carmo construída na segunda metade do século XVIII, é um dos edifícios mais notáveis do rococó portuense, tanto na arquitetura como na talha que lhe molda o interior.
catedral sé do porto
Catedral da Sé do Porto
Monumento Barroco
Construída na parte mais alta da cidade, a Catedral da Sé de Porto é o edifício religioso mais importante do Porto
Fica a par das novidades!

Igreja de São José das Taipas no Porto

Horário das Missas | Localização

Translate »