O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

YAYOI KUSAMA: 1945 — HOJE - Serralves

YAYOI KUSAMA: 1945 — HOJE – Serralves

Powered by GetYourGuide
Museu
27 MAR 2024 – 29 SET 2024
 

 

Yayoi Kusama: A Vanguarda da Arte Contemporânea

Yayoi Kusama emergiu como um ícone cultural global do século XXI ao persistir em sua intransigente visão vanguardista. Ao longo de mais de sete décadas, esta renomada artista japonesa refinou uma estética singular e uma filosofia de vida fundamental, cativando milhões ao redor do mundo com sua arte que permite vislumbrar o espaço ilimitado e refletir sobre os ciclos naturais de regeneração.

Uma Vida de Expressão Criativa

A história de Yayoi Kusama, desde sua infância até os dias atuais, é uma jornada de expressão artística incessante e busca pela interconexão com o universo. Nascida em 1929, em Matsumoto, Japão, Kusama desde cedo demonstrou uma inclinação para a arte, desenvolvendo seu talento e visão em meio aos desafios da Segunda Guerra Mundial. Sua persistência e determinação a levaram a explorar diversos meios de expressão, desde pintura e escultura até instalações e performance.

A Obra de Kusama: Uma Exploração do Infinito

Com aproximadamente 160 trabalhos, Yayoi Kusama deixou um legado artístico vasto e diversificado. Sua exposição retrospetiva, organizada cronologicamente e por temas, oferece uma imersão na evolução de sua produção criativa ao longo do tempo.

Os Primeiros Passos: Infância e Juventude

Desde seus primeiros desenhos na adolescência, Kusama demonstrou uma fascinação pelo infinito e pelo universo. Suas obras iniciais já revelavam um interesse pela interconexão entre formas e padrões, antecipando temas que se tornariam recorrentes em sua carreira.

Acumulação e Repetição: A Marca Registrada de Kusama

A obsessão de Kusama pela repetição e acumulação de formas é uma característica marcante de sua obra. Suas célebres instalações de pontos e padrões infinitos são um convite para mergulhar em um universo de possibilidades infinitas, refletindo sua visão de mundo.

Conectividade Radical: Arte e Espaço

A busca pela conectividade e interação entre o indivíduo e o espaço é um tema central na obra de Kusama. Suas instalações imersivas convidam o espectador a explorar novas dimensões sensoriais, desafiando as fronteiras entre arte e vida cotidiana.

Biocósmico: Reflexões sobre a Existência

As obras biocósmicas de Kusama exploram questões profundas sobre a existência humana e seu lugar no universo. Ao confrontar o espectador com imagens de células e organismos microscópicos ampliados, ela convida a uma reflexão sobre a natureza da vida e da morte.

Morte e Força de Vida: Dualidade Existencial

A dualidade entre morte e vida é um tema recorrente na obra de Kusama, refletindo sua própria jornada pessoal de luta contra doenças mentais e o desejo incessante de criar. Suas obras transmitem uma sensação de vitalidade e exuberância, mesmo diante das sombras da mortalidade.

Uma Exposição Monumental

A exposição de Yayoi Kusama, concebida e organizada pelo M+ de Hong Kong, em colaboração com a Fundação de Serralves e o Museu Guggenheim de Bilbau, é uma oportunidade única de mergulhar no universo criativo desta artista visionária. Com curadoria de Doryun Chong e Mika Yoshitake, e o apoio da curadora Filipa Loureiro em Serralves, esta retrospectiva oferece uma visão abrangente da trajetória de Kusama, desde seus primeiros experimentos até suas obras mais recentes.

YAYOI KUSAMA: 1945 — HOJE – Serralves

Data

27 Abr 2024 - 29 Out 2024

Hora

10:00 - 18:30
Serralves

Localização

Serralves
R. Dom João de Castro 210, 4150-417 Porto
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Translate »