O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Três Cores Azul + Três Cores Vermelho - Sessões Especiais Krzysztof Kieślowski

Três Cores: Azul + Três Cores: Vermelho – Sessões Especiais Krzysztof Kieślowski

19:00 — Três Cores: Azul (1993)
de Krzysztof
Kieślowski

Primeiro filme da Trilogia das Cores, que consagrou o polaco Krzysztof Kieślowski no imaginário cinéfilo internacional, Azul, Leão de Ouro em Veneza entre muitos outros prémios, leva-nos pela viagem interior de Julie (Juliette Binoche), e da sua tentativa de se recompor, depois de uma perda irreparável. Entre uma belíssima profusão de azuis, que nos dão várias pistas de compreensão, umas verdadeiras outras falsas, os rostos, os olhares e os pequenos gestos ou acasos, Kieślowski consegue “filmar” o impalpável, a inquietação, o íntimo, para nos levar ao território das almas.

21:30 — Três Cores: Vermelho (1994)
de Krzysztof
Kieślowski

Terceiro filme da Trilogia das Cores, e o último do cineasta polaco, que morreria dois anos depois, em 1996, Vermelho é uma obra-prima onde Kieslovski dilata toda a sua grande mestria. Os tons são agora predominantemente vermelhos (as luzes dos semáforos, o carro, a parka de Valentine, o papel que embrulha uma garrafa…), as intrigas e os motivos entrecruzam-se (diríamos que Hitchcock ronda por ali). Valentine (Irène Jacob, tão admirável como nunca mais veríamos), jovem modelo e estudante na universidade de Genebra, atropela um cão, que fica ferido. Na coleira está a morada do dono, um juiz reformado, solitário e misantropo (Trintignant, actor tutelar do cinema francês, também aqui num dos seus maiores desempenhos), que passa o tempo a espiar as conversas telefónicas dos vizinhos. A incomparável música de Zbigniev Preisner expõe a fragilidade e o desamparo destes seres que se aproximam. Um cineasta no seu auge, a dizer-nos o mundo.

Fonte: http://www.teatromunicipaldoporto.pt/pt/programa/tres-cores-azul-tres-cores-vermelho-sessoes-especiais-krzysztof-kiee-347-lowski-medeia-filmes/

Três Cores: Azul + Três Cores: Vermelho – Sessões Especiais Krzysztof Kieślowski

Data

13 Dez 2022
Desde

Hora

19:00
Teatro Rivoli

Localização

Teatro Rivoli
R. do Bonjardim 143, 4000-440 Porto
Website
https://agendaculturalporto.org/agenda-teatro-rivoli-porto/
Categorias
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »