
Tomara – Novo Ático
TOMARA a.k.a Filipe C. Monteiro regressa com o novo álbum “Avalanche”, que vai ser apresentado ao vivo no NOVO ÁTICO. “Ao Sol” e “A Velha Canção são os singles de avanço e evidenciam uma mudança relativamente ao disco de estreia, “Favourite Ghost” (2017). “Cantar em português talvez seja um aspecto que confere assertividade às canções, já que me incita a um discurso direto e significativo. Foi um passo importante e algo quase paradoxal. Durante a pandemia, numa altura em que globalmente estávamos unidos e síncronos, senti a urgência de falar com quem estava mais perto. Só me fez sentido escrever em português”, explica.
Musicalmente, destaque para a introdução da electrónica e um reforço rítmico, em cruzamento com a folk e a guitarra.
Músico, produtor e realizador, Filipe C. Monteiro colaborou com diversos artistas (Sérgio Godinho, Luísa Sobral, Da Weasel, Márcia, The Legendary Tigerman, David Fonseca, Rita Redshoes, António Zambujo, Carlão e tantos outros) realizando videoclips, documentários ou até mesmo a componente cénica dos seus concertos.
Como músico, participou em trabalhos de estúdio e ao vivo de Deolinda, Samuel Úria e Carminho:
Coproduziu os discos de Rita Redshoes “Golden Era” e “Lights & Darks”. Desde 2013 que é músico e coprodutor de Márcia, tendo colaborado nos discos “Casulo”, “Quarto Crescente”, “Vai e Vem” e “Picos e Vales”.
No final de 2017 assinou o seu primeiro trabalho sob o nome TOMARA. “Favourite Ghost” foi elogiado pela crítica, tendo integrado várias listas de “melhores discos do ano”. Os singles “Coffee and Toast” e “For no Reason” figuraram em inúmeras playlists e tops de rádios nacionais.
TOMARA ao vivo no NOVO ÁTICO!
Tomara – Novo Ático