O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Symphony of Sorrows Cantata - Companhia Nacional de Bailado

Symphony of Sorrows / Cantata – Companhia Nacional de Bailado

Symphony of Sorrows / Cantata – Companhia Nacional de Bailado

Em 2023, a Companhia Nacional de Bailado regressa ao Coliseu Porto Ageas com dois projetos de grande escala. A 16 de junho, com Symphony of Sorrows / Cantata, e a 13 de outubro, com La Sylphide.

O programa Symphony of Sorrows / Cantata junta dois coreógrafos que, com abordagens diferentes, propõem obras que trabalham sobre o coletivo e sobre a relação simbiótica entre dança e música.

Symphony of Sorrows, de Miguel Ramalho, com música de Henryk Górecki, desenvolve-se num ambiente denso, soturno, no qual o coletivo revela ser a força de superação dos caminhos, por vezes tortuosos, da humanidade.

Cantata, de Mauro Bigonzetti, reflete tradições populares e musicais italianas, uma espécie de festa comunitária italiana onde a música é o elemento inspirador, contagiando bailarinos e público. A peça teve a sua estreia mundial em Lisboa, em 2001, no Ballet Gulbenkian, e deixou uma memória duradoura, pela sua coreografia plena de cores vibrantes, típicas do sul de Itália. Apresenta-se no Coliseu em toda a sua grandiosidade, na sua versão original e completa, com a música ao vivo do grupo musical italiano Assurd.

Bilhetes 


Assinatura CNB no Coliseu Porto Ageas 50% DE DESCONTO – Na compra dos dois espetáculos que a Companhia Nacional de Bailado apresenta na temporada 2023:
16/06 – Symphony of Sorrows + Cantata
13/10 – La Sylphide
Descontos não acumuláveis.

SYMPHONY OF SORROWS
Um leve toque sobre as nossas sensações à margem da realidade humana. Os nossos corpos formam um organismo que vislumbra a imagem do que temos no subconsciente. Um universo dentro de cada corpo tornado música. Como se conseguíssemos ver cada nuance musical enquanto vivemos pequenos momentos que nos são fortemente familiares.
Miguel Ramalho

Coreografia e figurinos: Miguel Ramalho
Música: Henryk Górecki
Desenho de Luz: Cristina Piedade

CANTATA

Cantata é uma coreografia plena de cores vibrantes, típicas do sul de Itália. Os gestos apaixonados e viscerais evocam um tipo de beleza mediterrânica e selvagem. Uma dança instintiva e vigorosa explora as várias facetas da relação entre homem e mulher: sedução, paixão, querelas, ciúme.

Cantata presta homenagem à cultura e tradição musical italianas, uma criação popular, no sentido mais elevado do termo. Utiliza música italiana dos séculos XVIII e XIX, desde as canções de embalar ao Salentine pizziche e às serenatas napolitanas. Neste bailado, criado a partir de um encontro inesperado com um grupo de músicos de Nápoles e Puglia, a dança e a música misturam-se e interligam-se.
Mauro Bigonzetti

Coreografia: Mauro Bigonzetti
Música: Assurd – Cristina Vetrone, Lorella Monti, Enza Alessandra Prestia e Enza Pagliara
Figurinos: Helena de Medeiros
Desenho de Luz: Carlo Cerri

Symphony of Sorrows / Cantata – Companhia Nacional de Bailado – Coliseu do Porto

Data

16 Jun 2023
Desde

Hora

21:00
Coliseu do Porto

Localização

Coliseu do Porto
R. de Passos Manuel 137, 4000-385 Porto
Website
https://agendaculturalporto.org/agenda-coliseu-do-porto/
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »