O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

São Sebastião - Festas da cidade de Freamunde

Sebastianas – Freamunde

As Sebastianas estão de volta! Celebradas em honra de São Sebastião, as festas da cidade de Freamunde vão de 7 a 12 Julho!

Com mais de 120 anos de história, as Sebastianas foram crescendo de importância e dimensão. Inicialmente uma festa religiosa em honra de São Sebastião, as Sebastianas são agora um misto de festa sagrada e profana, com uma parte cultural e de animação muito marcada, mas sem nunca perder a raiz popular. É um dos maiores eventos culturais, tradicionais e turísticos da região, atraindo mais de 120 mil visitantes!

Em 2022, a animação está a cargo de vários artistas, entre bandas e DJs, todos os dias, com Daniela Mercury, Dino D’Santiago, Dealema e Wet Bed Gang em destaque. Mas a animação também se faz ao som da “Noite de Bombos“, dia 8, uma arruada livre com bombos tocados pelos locais e visitantes; dos espectáculos de Fogo-de-Artifício, nas noites de sábado e segunda-feira (uma das tradições mais apreciadas, tendo inclusive nascido o conceito pirotécnico de “final à Freamunde”); da actuação de Bandas Filarmónicas, no domingo, o dia da Majestosa Procissão em honra de São Sebastião, pelas ruas de Freamunde tipicamente decoradas com um extenso e também ele majestoso tapete de fitas de madeira pintadas de várias cores; e da Marcha Alegórica sob o tema “Culturas do Mundo”, na 2ª feira, composta por escolas de samba, grupos de bombos e carros alegóricos, claro, totalmente produzidos localmente, por grupos de voluntários e amigos das festas.

A programação das Sebastianas inclui, desde 2013, o PUTRICA, Festival de Arte Pública, que tem como principal objectivo sensibilizar para a integração da arte no espaço urbano. O Curador do Festival é o Frederico Draw (https://www.facebook.com/frederico.draw), natural de Freamunde, que todos os anos convida artistas para participar.

O aquecimento para as Sebastianas arranca no dia 1 de Julho com um concerto dos Fogo Fogo, inserido na Semana Cultural de Freamunde que decorre até dia 6 e que inclui várias actividades realizadas por associações culturais da cidade.

Data

07 - 13 Jul 2022
Desde

Localização

Freamunde
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »