O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

SAUDADEPORTUGAL Exposição de Fotografia, Neal Slavin

SAUDADE/PORTUGAL – Exposição de Fotografia, Neal Slavin

Entre 18 de março e 31 de Outubro estará patente na Galeria WOW a exposição temporária “PORTUGAL/SAUDADE”, uma exposição fotográfica de Neal Slavin.
A exposição será constituída por 100 fotografias do artista, captadas em distintas regiões de Portugal. Destas, 50 foram captadas no ano de 1968, quando o artista veio viver para Portugal, e as restantes 50, entre os anos 2016 e 2019.
Neal Slavin é dos poucos fotógrafos estrangeiros a captar a imagem do país no final dos anos 60. Daí que estas fotografias revelem um importantíssimo contributo para a compreensão do país nessa altura, que vivia sobre o repressivo regime totalitário de Salazar.
Quase 50 anos depois, em 2016, Slavin regressou a Portugal para registar as principais diferenças, progresso e desenvolvimento ocorridos no país e para fechar o trabalho que o artista considera como o mais importante da sua vida. Estas 50 fotografias, inéditas, de um “Portugal a cores”, representam o autêntico processo de transformação do país. Além dos registos fotográficos, o artista grava “Saudade: A love letter to Portugal” (“Saudade: Uma Carta de Amor a Portugal”). Trata-se de uma longa-metragem documental sobre o povo português na sociedade contemporânea, que conta com a colaboração de ilustres figuras portuguesas, nomeadamente, Carlos do Carmo, Mariza e Nuno Gama.
Para além das 100 fotografias, a exposição incluirá informação sobre o artista e a sua relação com Portugal, bem como uma contextualização histórica do período em que as fotografias foram captadas. Como complemento, a exposição contará com testemunhos orais de personalidades portuguesas que viveram durante a altura do Estado Novo.
Esta exposição propõe-se ser uma viagem por Portugal, mostrando as diferenças significativas no país, decorridos 50 anos.
A exposição ficará patente na Galeria do WOW, de março a outubro de 2022.
O filme-documentário “Saudade: A love letter to Portugal”, será transmitido em sessões privadas, diariamente, no auditório de um dos museus do WOW

SAUDADE/PORTUGAL – Exposição de Fotografia, Neal Slavin – WOW, o PRATA (Porto Regions Across The Ages)

Data

20 Mar 2022 - 31 Out 2022
Desde

Hora

12:00

Localização

WOW - World of Wine
Rua do Choupelo, 4400-088 Vila Nova de Gaia
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »