O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

SÃO PANTALEÃO E A ARCA DESAPARECIDA DA CATEDRAL

SÃO PANTALEÃO E A ARCA DESAPARECIDA DA CATEDRAL

No final da Idade Média, aporta em Miragaia uma nave com as relíquias de São Panteleão da Nicodémia. Este Santo ganha importância no velho burgo e a sua veneração leva-o ao altar-mor da catedral e ao título de patrono da cidade. Foram manufaturados três relicários para albergar tão importantes relíquias mas, o mais importante, foi uma arca revestida a prata mandada lavrar pelos monarcas portugueses e inaugurada em 1502.
Uma noite, em 1841, a arca desapareceu…

 

Manuel Araújo é técnico superior da CMP. Desenvolve atividade no Arquivo Histórico Municipal do Porto onde, entre outras atividades, desenvolve e orienta percursos culturais na cidade mostrando recantos e contando histórias que fazem parte da identidade tripeira.

RESGATE 

Através do resgate da documentação das estações do MdC propomos ampliar o entendimento das alterações experimentadas ao longo dos tempos. Acontece a cada terceira quinta-feira do mês, e tem entrada gratuita, mediante inscrição.

INSCRIÇÕES 

A participação na atividade é gratuita e requer inscrição prévia através do formulário. Limite de 40 participantes. + info [email protected]. ou (+351) 226057000.

ENDEREÇO 

Rua da Alfândega, 10
4050-029 Porto
Direções

SÃO PANTALEÃO E A ARCA DESAPARECIDA DA CATEDRAL

Data

17 Fev 2022
Desde

Hora

15:30 - 16:30

Localização

Casa Museu do Infante
Rua da Alfândega, 10 4050-029 Porto
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »