O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Quarteto Contratempus - Lugar Comum

Quarteto Contratempus – Lugar Comum

Um lugar comum, que é de todos, com vozes femininas que falam baixinho dos seus gritos mais íntimos, com instrumentos que nos são comuns e tornam os nossos dias menos comuns, com palavras que são dadas sem partir nem baralhar. A ópera tem sido uma longa conversa com os homens que parece que nem os seus gritos conseguem ouvir. A ópera traz consigo distantes agudos femininos desde o tempo em que nem se sabia que aqueles sons existiam. Ou então, habituamo-nos tanto a ouvi-los que se tornaram num lugar comum.

Mudando o que tem de ser mudado
A arte na prevenção e sensibilização da problemática da violência contra a mulher/violência doméstica. A Ópera como elemento de mudança. Durante 36 meses colaboradores da área social, artistas e públicos vulneráveis uniram-se na desconstrução de conceitos e cenários de violência contra as mulheres com a construção de 25 fragmentos de arte que convergiram num espetáculo final de ópera, a ópera Lugar Comum. Promovido pela Misericórdia do Porto, este projeto de prevenção de violência contra as mulheres, envolveu vários grupos de utentes das suas respostas sociais, nomeadamente: crianças e jovens, pessoas com deficiência e/ou incapacidade, idosos, vítimas de violência doméstica e pessoas em situação de emergência social. Nada de nós sem nós, configura uma poderosa estratégia de empoderamento e inclusão.

Constituída em 1499 na Ordem Jurídica Canónica, a Santa Casa da Misericórdia do Porto é uma instituição de caridade e assistência social, com fins filantrópicos e utilidade pública. A sua ação assenta nas áreas Social, Saúde, Educação, Ensino Especial, Cultura e Culto, Ambiente e Projetos Especiais. O impacto significativo e abrangente da sua atividade, o seu vasto e valioso património e sua proeminente história, posiciona a Misericórdia do Porto num lugar de destaque a nível nacional e internacional.

O Quarteto Contratempus foi fundado em 2008, apresentando-se como uma formação composta por soprano, clarinete, violoncelo e piano. Dedica-se à interpretação e divulgação de música contemporânea, e à criação de ópera contemporânea multimédia. A formação pouco comum do Quarteto – que representa a voz, os sopros, as cordas e a grande orquestra, apresentando assim a possibilidade de um amplo jogo de cores disponibilizado pelos timbres contrastantes dos instrumentos, torna-a uma formação especial. O Quarteto foi distinguido com o 3º Prémio Nacional de Indústrias Criativas 2018 (promovido pelo Grupo Super Bock / Serralves), bem como com o Prémio BfK (promovido pela Agência de Inovação) pelo seu trabalho de criação no domínio da Ópera de Câmara Multimédia. Em 2021, inauguram o ESPAÇO QC, um lugar de ensaios, residências, formações, laboratórios e apresentações informais. Nele, surge o Contrapartirturas – Laboratório de Música em Cena, a primeira experiência em programação do grupo. Neste momento o Quarteto conta com produção e equipa técnica na sua equipa nuclear assim como a colaboração regular de alguns criadores e músicos.

Fonte: http://www.teatromunicipaldoporto.pt/pt/programa/quarteto-contratempus-lugar-comum/

Quarteto Contratempus – Lugar Comum

Data

25 Nov 2022
Desde

Hora

19:30
Teatro Rivoli

Localização

Teatro Rivoli
R. do Bonjardim 143, 4000-440 Porto
Website
https://agendaculturalporto.org/agenda-teatro-rivoli-porto/
Categorias
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »