Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Próspero no Coliseu do Porto

Próspero no Coliseu do Porto

Próspero no Coliseu do Porto

O Coliseu Porto Ageas reabre as suas portas com “Próspero”, um espetáculo do Ensemble, interpretado por Jorge Pinto e com tradução, dramaturgia e encenação de Pedro Galiza. “Próspero” terá sessões diárias entre 19 e 25 de abril, e o público, em número reduzido, vai poder assistir em cima do palco do Coliseu.

A partir de “A Tempestade”, “Tito Andrónico” e “Rei Lear”, de William Shakespeare, Pedro Galiza e Jorge Pinto criaram um solo.  Antes de mais, a ideia de um solo. A ideia de um só ator que se enfrenta a um público, recorrendo, quase exclusivamente, a si próprio, ao seu corpo e à sua voz, ferramentas primeiras no exercício de significação teatral que é posto em movimento e que, para lá do texto, operam continuamente sobre o espectador.

“A Tempestade” encerra, nas entrelinhas dos seus versos, uma despedida simbólica, uma última vénia e, deslaçando o texto, deixa que se desenhe a figura de Próspero como reflexo do próprio autor, personagem feita homem feita metáfora, um vulto que se solta na página e no palco em processo, talvez, de extrospeção, coroando-se em cena, por meio de uma biografia ficcionada, uma vida que se avalia digna de celebração.

Uma estrutura cenográfica com uma monumental presença, inspirada num dos Jardins de Acrílico do pintor e escultor José Rodrigues, é um espaço que confina, uma interpretação algo claustrofóbica da ilha perdida de Próspero, mas, ainda assim, um espaço que, ao encarcerar a personagem, liberta o ator.

Bilhetes disponíveis aqui


Ficha artística:
Tradução, dramaturgia e encenação – Pedro Galiza
Interpretação – Jorge Pinto
Música e Desenho de Som – Ricardo Pinto
Desenho de Luz – José Álvaro Correia
Figurinos – Cátia Barros
Apoio técnico – Francisco Lima
Assistentes – Mariana Vilaça e Pedro Alves

Horários de apresentação:
19, 20, 21, 22 e 23 de abril, às 19h00
24 e 25 de abril, às 11h00

O Coliseu Porto Ageas cumpre todas as diretrizes do Ministério da Cultura e da Direção-Geral de Saúde, para um regresso aos espetáculos com segurança e conforto. Consulte as normas através do seguinte link: https://www.coliseu.pt/noticia/tudo-o-que-precisa-de-saber-sobre-o-regresso-ao-coliseu-porto-ageas/

 

Próspero no Coliseu do Porto

Data

19 - 25 Abr 2021
Expired!
Coliseu do Porto

Localização

Coliseu do Porto
R. de Passos Manuel 137, 4000-385 Porto
Website
https://agendaculturalporto.org/agenda-coliseu-do-porto/

Newsletter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.