
PORTO DRAG FESTIVAL – Teatro Sá da Bandeira
O evento vai acontecer no dia 19 de dezembro de 2021 e que se irá realizar duas vezes por ano, em dezembro e emjulho, tendo se realizado a primeira edição deste festival em junho de 2015, no Café Lusitano.
As primeiras dez edições realizaram-se sempre no Café Lusitano, tendo como diretor artístico o Vitor Fernandes aka Natasha Semmynova.
O sucesso do evento fez com que este passasse a serrealizado num local com maior capacidade de lotação, o teatro Sá da Bandeira, em julho de 2020.
Infelizmente a Natasha Semmynova faleceu em junho de 2020 e a decima primeira edição foi exatamente realizadapara homenagear a sua vida e carreira artística.
Tem como objetivo principal mostrar a arte do transformismo, dando destaque aos artistas lusos, tendo ainda presenças de artistas convidados internacionais.
O transformismo em Portugal ainda é visto com algum preconceito. Com este festival, pretende-se também mostrar que há diferentes versões do transformismo (hoje mais conhecido internacionalmente como “drag”) e que apenas um nome não reflete a variedade e a complexidade desta arte, que por vezes toma contornos inesperados: performers que cantam ao vivo, artistas que apostam mais na produção, outros na irreverência e na ousadia de mostrarem corpos quase “desenhados” a dedo, bem como ainda performers bailarinos com qualidades extraordinárias e fora do comum.
A ideia e conceito do festival são originais de Mário Carvalho, proprietário do Café Lusitano no Porto.
CAFÉ LUSITANO
Foi em Fevereiro de 2005 que o Café Lusitano abriu pela primeira vez as suas portas. Situado em plena baixa portuense, presentemente o centro da movida do Porto, este local marcou desde logo a diferença. Instalado num local espaçoso que anteriormente fora armazém de cereais e uma gráfica, o Lusitano preserva alguns dos detalhes interiores originais e tem uma decoração eclética, com cores quentes e intimistas, que evoca a tradição de cafés históricos do Porto ou dos bistrots parisienses da belleépoque.
16 anos depois da sua abertura, o Café Lusitano continua a dar cartas com eventos mensais já bem assentes no Porto, como por exemplo concertos ao vivo e festas de tango. O “Porto Drag Festival” vem reforçar a originalidade destes conceitos de festas temáticas, bem como posicionar o espaço como um ponto de encontro das mais variadas pessoas, uma vez que responde a gostos diversos em termos de cultura musical e social.
PORTO DRAG FESTIVAL – Teatro Sá da Bandeira