O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

PATRÍCIA PORTELA & ALEXANDRE DAL FARRA Reconciliação

PATRÍCIA PORTELA & ALEXANDRE DAL FARRA Reconciliação

PATRÍCIA PORTELA & ALEXANDRE DAL FARRA Reconciliação

29 e 30 de Abril 2021 – Teatro Rivoli

A partir da justaposição de vários “quadros” do mundo, Alexandre Dal Farra e Patrícia Portela formam uma paisagem de memórias e de imagens das últimas duas décadas no Brasil e em Portugal. O coronel Brilhante Ustra, uma emigrante portuguesa, uma Timor-Leste a lutar pela sua independência através da Líder Xanana Gusmão, um cometa Halley que passa e não se vê, são algumas dessas paisagens que, ao relacionarem-se, criam um fio ténue de tensão implicitamente político. Esse fio ténue passa pelo gesto da reconciliação. Com o passado, com o que (ainda) não nos aconteceu, com o mundo de agora, connosco. Esse fio ténue passa por uma promessa de uma Europa que ambos partilham e que nenhum habita ou vislumbra, enquanto proposta moral, conceito cívico, ideia filosófica. Num mundo que caminha para a reabertura de feridas e para extremos irreconciliáveis, é preciso lembrar que a guerra é uma opção real, mas a reconciliação também é uma escolha.

ALEXANDRE DAL FARRA é um dramaturgo, encenador e escritor brasileiro. Foi nomeado para diversos prémios pelos textos Abnegação 3 – Restos, Abnegação 1 (editado em França) e O Filho. Estreou na MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo o espetáculo Branco o cheiro do lírio e do formol. A sua Ω Abnegação 3 foi criada em Buenos Aires pelo diretor Lisandro Rodrigues, tendo estado quatro meses em cena. Refúgio é o seu mais recente trabalho, onde assina texto e direção artística. Lançou o romance Manual da Destruição pela editora Hedra.

PATRÍCIA PORTELA é autora de performances e diversas obras literárias. Vive entre Portugal e a Bélgica e apresenta os seus espetáculos, com regularidade, pela Europa e pelo mundo. Reconhecida pela peculiaridade da sua obra, recebeu vários prémios (dos quais se destacam o Prémio Madalena Azeredo de Perdigão ou o Prémio Teatro na Década 2003). É autora de vários romances, como Para Cima e não para Norte (2008), Banquete (2012, finalista do Grande Prémio de Romance e Novela APE) ou Dias Úteis (2017). É cronista do Jornal de Letras desde 2017.

Preço 9€ 
Duração 1.00h
Classificação etária >12
De Alexandre Dal Farra & Patrícia Portela
Direção Alexandre Dal Farra & Patrícia Portela
Dramaturgia Alexandre dal Farra & Patrícia Portela
Textos Alexandre dal Farra & Patrícia Portela e convidados – Afonso Cruz (PT), Ondjaki (ANG), Elisa Lucinda (BR), Nicolas de Warren (USA, SRiLanka), entre outros.
Intérpretes e co-criadores (em palco) Célia Fechas (voz off) Clayton Mariano, Alexandre Dal Farra, Patrícia Portela e convidados
Espaço Patrícia Portela
Composição musical Gabriel Ferrandini
Pós-produção de imagem e som Irmã Lucia Efeitos Especiais
Vídeo teaser Rui Ribeiro
Design de luz Leonardo Simões
Painéis Piranesi João Maio Pinto
Edição de texto Isabel Garcez
Website Pedro Mendes
Apoio e acompanhamento Sérgio Hydalgo
Produção executiva  Associação Cultural Prado
Agenciamento e produção em circulação Carla Estefan – Metropolitana Gestão Cultural
Apoios a residência Teatro Viriato
Coprodução FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica

 

PATRÍCIA PORTELA & ALEXANDRE DAL FARRA Reconciliação

Data

29 - 30 Abr 2021
Desde
Teatro Rivoli

Localização

Teatro Rivoli
R. do Bonjardim 143, 4000-440 Porto
Website
https://agendaculturalporto.org/agenda-teatro-rivoli-porto/
Categorias
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »