O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Palavra De Artista - Cildo Me

Palavra de Artista – Cildo Meireles

Palavra de Artista – Cildo Meireles | Conversas com Serralves

Dia 26 de março, às 18h00, assista à conversa online sob o tema PALAVRA DE ARTISTA – CILDO MEIRELES, com participação do artista e de Marta Moreira de Almeida, directora adjunta do Museu de Serralves.
A conversa com Cildo Meireles tomará como ponto de partida o icónico núcleo de obras que a Coleção de Serralves possui: Mutações Geográficas: Fronteira Rio – São Paulo (1969), Árvore do Dinheiro (1969), Inserções em Circuitos Ideológicos (1970), Zero Dollar Zero Cent (1974–1978) e Pertubarão! (2014). Serralves apresentou o trabalho deste artista em duas importantes exposições, na Casa de Serralves, em 1996, e no Museu de Serralves, em 2013.
Nesta conversa também será recordada a apresentação da obra Nós Formigas (2007−13), um projeto que Cildo Meireles conseguiu concretizar pela primeira vez na exposição de 2013. Na sua complexidade conceptual a obra estabeleceu também um diálogo profícuo com a arquitetura do Museu e com o espaço do Parque.
A obra de Cildo Meireles (Rio de Janeiro, 1948) desenvolve-se no ambiente de uma ditadura militar, num período em que a censura e o medo dominavam a sociedade brasileira. Caracterizada por um forte pendor conceptual com raízes no neoconcretismo brasileiro dos finais dos anos 50, a obra de Cildo Meireles cruza o desenho com a escultura e a instalação, levando a que a maior parte dos seus trabalhos crie um envolvimento espacial que proporciona ao espectador uma experiência sensorial expandida e cognitiva do mundo. A obra de arte é para Cildo Meireles um instrumento de libertação e consciencialização do espectador.
Se Cildo Meireles é um dos artistas mais significativos do século XX, é no século XXI globalizado que podemos apreciar todas as implicações que a sua obra aborda, ao apontar as contradições e as vulnerabilidades da vida e sociedade contemporânea.
Junte-se a nós, através de inscrição gratuita prévia através do link na bio.⁠
https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx…
O link de acesso será enviado a cada um dos inscritos.⁠

 

Palavra de Artista – Cildo Meireles | Conversas com Serralves

 

[smartslider3 slider=19]

Data

26 Mar 2021
Desde

Hora

18:00

Localização

Evento Online
Porto
Categorias
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »