O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Marcha LGBT do Porto 2021

Marcha LGBT Porto 2021

Marcha LGBT Porto 2021

A Comissão Organizadora da Marcha do Orgulho do Porto definiu que a 16ª edição da marcha portuense se vai realizar a 3 de Julho a partir das 15 horas. O ponto de encontro é a Praça da República. 

Em contexto de pandemia deverão ser observadas as regras básicas de segurança, higienização das mãos, uso de máscara e distanciamento entre os participantes da Marcha do Orgulho do Porto (MOP).

Marchas também anunciadas em Lisboa (19 de Junho) e Braga (17 de Julho).

A partir de uma proposta da actriz e encenadora Sara Barros Leitão, a Marcha LGBT Porto 2021 lançou este ano um abaixo-assinado para voltar a endereçar o pedido de atribuição do nome de Gisberta Salce Júnior a uma rua da cidade do Porto à Comissão de Toponímia. A carta pode ser assinada por colectivos e por pessoas individuais neste link.

FB_IMG_1623280125513.jpg

Origens

A origem das marchas de Orgulho LGBT remonta às manifestações Stonewall, em Junho de 1969, nos EUA, quando, pela primeira vez, a comunidade homossexual e transgénero resistiu à violência policial de que era alvo. Surgiram para recordar esse evento e como afirmação de identidade, de celebração da diversidade sexual e comemoração da luta pelos direitos LGBT. Tornaram-se um símbolo indissociável do movimento de luta pelos direitos LGBT em todo mundo e as iniciativas concentram-se em torno desta data.

A Marcha do Orgulho LGBT no Porto destaca-se por ter uma organização diversificada com cerca de metade de organizações LGBT e outra metade com outras organizações de direitos humanos (feministas, contra o racismo, etc.)

Lemas e história

A 1.ª Marcha de Orgulho LGBT no Porto ocorreu a 8/7/2006, teve como tema escolhido “Direitos Humanos”, tendo sido dinamizada pelo brutal assassinato de Gisberta Salce Júnior e contou com o lema: “Um presente sem violência, um futuro sem diferença”

A 2.ª Marcha de Orgulho LGBT no Porto foi dia 7/7/2007, com o tema “Igualdade de Oportunidades” e lema: “Queremos igualdade, exigimos oportunidades”

A 3.ª Marcha de Orgulho LGBT no Porto foi dia 12/7/2008.

A 4.ª Marcha do Orgulho LGBT no Porto foi no dia 11/7/2009 e teve como tema “Na felicidade e na dor, o que faz as familias é o amor”

A 5.ª Marcha do Orgulho LGBT no Porto foi realizada no dia 10/7/2010.

A 6.ª Marcha do Orgulho LGBT no Porto foi realizada no dia 9/7/2011

Marcha do Orgulho LGBTI+ no Porto

 

 

 

 

Data

03 Jul 2021
Desde

Localização

Praça da República
Praça da República, 4050-495 Porto
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »