O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Manoel de Oliveira - Inventor de Formas

Manoel de Oliveira – Inventor de Formas

Manoel de Oliveira – Inventor de Formas Conversa com Serralves

Dia 24 de março, às 18h00, assista à conversa online , com a escritora e videasta Regina Guimarães e António Preto, Diretor da Casa do Cinema Manoel de Oliveira.⁠
⁠A filmografia de Manoel de Oliveira desenvolveu-se ao longo de nove décadas e, como tal, a sucessão dos seus filmes, aliada a uma enorme produtividade, deu origem a uma obra que se foi torneando elegantemente à medida que os filmes iam estreando (à cadência de uma longa-metragem por ano, nas duas últimas décadas de atividade do cineasta). Esse gesto contínuo que caracteriza o cinema de Oliveira foi iluminando facetas que se supunham escondidas e ultrapassando fixações antigas. Deste modo, pode dizer-se que esta é uma obra que se foi produzindo a si mesma, inaugurando em cada filme soluções narrativas e visuais que filmes seguintes aprofundariam – ou, pelo contrário, negariam –, num jogo de constantes antecipações formais.
Regina Guimarães, também conhecida como Corbe, nasceu no Porto, em 1957. A par dos seus poemas, publicados em raras edições de natureza confidencial, tem-se envolvido em trabalho nas áreas do Teatro, da Tradução, da Canção, da Dramaturgia, do Desenho, da Educação pela Arte, da Crítica, do Vídeo, do Argumento, da Produção. Foi docente da FLUP, na ESMAE e na ESAD; diretora da revista de cinema A Grande Ilusão, presidente e fundadora da associação Os Filhos de Lumière; e programadora do ciclo permanente “O Sabor do Cinema”, no Museu de Serralves. Integrou o coletivo que publicou o jornal PREC e o coletivo que produziu o projeto Nove e Meia, cineclube nómada. É cofundadora do Centro Mário Dionísio – Casa da Achada. Com Ana Deus, fundou a banda Três Tristes Tigres e escreveu para outras bandas. Tem orientado oficinas de escrita e de iniciação ao cinema e realizado uma extensa obra videográfica. Nos últimos anos, a sua atividade como argumentista e dramaturga tem-se intensificado.
Junte-se a nós, através de inscrição gratuita prévia através do link na bio.⁠
https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx…
O link de acesso será enviado a cada um dos inscritos
Preço: grátis · Duração: 1 h 30 min.
Manoel de Oliveira – Inventor de Formas Conversa com Serralves
[smartslider3 alias=”fundo-do-mec-agendas-“]

Data

24 Mar 2021
Desde

Hora

18:00

Localização

Evento Online
Porto
Categorias
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »