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Lorenzo del Conte – Impressionismo, nacionalismo e improvisações parisienses
Lorenzo del Conte — Impressionismo, Nacionalismo e Improvisações Parisienses
Recital de Piano Lorenzo del Conte
Lorenzo del Conte especializou-se em música francesa dos séculos XIX e XX, e este seu recital organiza-se de uma forma muito particular: as três peças que compõem a sequência “Images Oubliées”, de Claude Debussy, antecedem uma seleção de peças do ciclo “Num Caminho Coberto de Vegetação”, do checo Leoš Janáček, regressando depois a Debussy, com quatro Prelúdios do 1.º livro e três Estudos, antes de encerrar com algumas das Improvisações de Francis Poulenc.
Janáček e Debussy são da mesma geração, e se o primeiro prossegue um caminho inspirado – entre outras influências – pela música tradicional da Europa de Leste, Debussy transformou-se, com Ravel, num dos símbolos do impressionismo musical (apesar de, aparentemente, não gostar desta designação), e a sua concepção artística vai ter um forte impacto na história da música ocidental. Mas talvez nas peças de Janáček escolhidas por Lorenzo del Conte para este recital, com o seu caráter algo reflexivo e contemplativo, se possa dizer que as duas estéticas não estão assim tão afastadas, pese embora uma maior marca da tradição romântica em Janáček.
A música para piano de Debussy, particularmente os célebres Arabescos, Imagens e Prelúdios, é abundantemente apreciada; não se julgue, contudo, que os seus Estudos para piano se esgotam na finalidade técnica. Foram compostos já no período final da vida de Debussy e são, simplesmente, boa e interessante música.
Poulenc é um compositor da geração posterior à de Debussy e Janáček, e relacionou-se em particular com Erik Satie, mas também com Ravel, embora as suas composições multifacetadas estejam fora do quadro do impressionismo. A elegância, movimento e beleza das suas Improvisações, afinal quinze miniaturas para piano das quais a última é uma homenagem a Édith Piaf, parecem ser uma excelente forma de o pianista dar simultaneamente continuidade e variação a um programa que é indubitavelmente cativante.
Entrada livre, sujeita à lotação da sala.
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Programa
Claude Debussy – Images oubliées (1894)
- Lent, doux et mélancolique
- Souvenir du Louvre (Dans le mouvement d’une Sarabande)
- Quelques aspects de ‘Nous n’irons plus au bois’ parce qu’il fait un temps insupportable
Leoš Janáček – Po zarostlém chodníčku – řada II (Num Caminho Coberto de Vegetação – Série II)
- Andante
- Allegretto (Série II – Paralipomena)
- Più mosso
- Allegro
- Vivo
Claude Debussy – Préludes, premier livre 4. “Les sons et les parfums tournent dans l’air du soir” 6. Des pas sur la neige 8. La fille aux cheveux de lin 10. La cathédrale engloutie
Claude Debussy – Études 4. pour les sixtes 10. pour les sonorités opposées 11. pour les arpèges composés
Francis Poulenc – Improvisations
- Presto ritmico
- Modéré mais sans lenteur
- Assez animé
- Mouvement de valse – Hommage à Schubert
- Allegretto comodo
- Allegretto
- Très vite – Hommage a Édith Piaf
Data: 19 de junho
Local: Casa Comum
Hora: 19:00
Entrada: Gratuita (sujeita à lotação da sala)
Endereço: Praça de Gomes Teixeira
Lorenzo del Conte – Impressionismo, nacionalismo e improvisações parisienses