O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

LEDORES NO BREU - Novo Ático

LEDORES NO BREU – Novo Ático

“Aniquilar uma pessoa é tanto privá-la da comida, quanto privá-la da palavra, da leitura mundo.”
Inspirado no texto “Confissão de Caboclo” do poeta Zé da Luz e no pensamento e prática do educador Paulo Freire, o espetáculo Ledores no Breu trata das relações entre o homem sem leitura e sem escrita com o mundo ao seu redor. Histórias entrelaçadas que acompanham analfabetos em pleno século XXI, homens percorrendo distâncias para elucidar suas dúvidas, seus erros e seus crimes.
O que é ser analfabeto em São Paulo, nos grandes cruzamentos de capitais do Brasil? Qual o valor da palavra nesse mundo em que vivemos?  O que faz com que a cultura seja a porta-voz, não só de um desejo de emancipação, mas também, paradoxalmente, sirva de mecanismo de exclusão e demarcação de fronteiras sociais se apoiando em preconceitos linguísticos.
A Leitura do mundo e a leitura das letras. Nessas duas esferas de apreensão e criação do conhecimento, circulam nosso Ledores no Breu. O Espetáculo pretende ser uma reflexão sobre as consequências do analfabetismo e, principalmente, do analfabetismo funcional. A partir de textos de Paulo Feire, Maria Valéria Rezende, Lêdo Ivo, Zé da Luz, Patativa do Assaré, Luiz Fernando Veríssimo, Frei Betto, canções de Cartola, Ana Maria Carvalho, Jackson do Pandeiro, Francesca Della Mônica e Chico César, figuras se cruzam, histórias se embaraçam e tecem as trajetórias dessas vítimas do crime de não saber ler.
Ficha técnica
Atuação: Dinho Lima Flor
Direção: Rodrigo Mercadante
Cenário: Dinho Lima Flor
Figurino: Karen Menatti
Iluminação: Tom Ribeiro
Contra regra: Cida Lima
Pesquisa dramatúrgica: Dinho Lima Flor e Rodrigo Mercadante

LEDORES NO BREU – Novo Ático

Data

14 Out 2022
Desde

Hora

19:00
Coliseu do Porto

Localização

Coliseu do Porto
R. de Passos Manuel 137, 4000-385 Porto
Website
https://agendaculturalporto.org/agenda-coliseu-do-porto/
Categorias
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »