O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

La Sylphide - Companhia Nacional de Bailado

La Sylphide – Companhia Nacional de Bailado

La Sylphide – Companhia Nacional de Bailado – Coliseu do Porto

A 13 de outubro, a Companhia Nacional de Bailado apresenta La Sylphide, de August Bournonville, considerado o primeiro bailado romântico da história da dança. O espetáculo terá orquestra a interpretar a música ao vivo.

Muito embora alguns dos seus componentes, como a utilização de pontas, de saias compridas de musselina branca e o recurso a personagens que evocam seres sobrenaturais não fossem uma novidade então, é com La Sylphide que estes elementos ganham uma maior dimensão e se tornam sinónimo de bailado romântico. Estreado a 12 de Março de 1832 na Academia Real de Música em Paris, com coreografia de Filippo Taglioni e música de Jean Schneitzhoeffer, ganhou uma enorme popularidade junto do público.

Em 1836, August Bournonvile cria a sua versão coreográfica com uma nova partitura de Herman Löwenskjold para o Ballet Real da Dinamarca. Esta versão, que entrou no repertório da CNB em 1980, tornou-se também uma referência do trabalho deste mestre dinamarquês, continuando hoje em dia a ser dançada por todo o mundo.

La Sylphide relata a história do escocês James que, na manhã do seu casamento com Effie, sua noiva, é acordado por uma Sylphide, um ser alado por quem se sente imediatamente atraído. Não conseguindo deixar de pensar em Sylphide, corre para a floresta para a tentar encontrar e arranjar uma forma desta se tornar humana para que possam viver felizes para sempre. Mas o desenlace da história de James e Sylphide revela-se trágico. Ao envolvê-la numa écharpe com a intenção de a trazer para a esfera humana, esta morre.

A história expressa os conflitos e inquietações existentes no período Romântico. As emoções eram mais intensas e, simultaneamente, havia um forte anseio por um mundo mais puro e genuíno. Quando as ideias entravam em conflito com o mundo sensível, a existência perdia a sua harmonia.


Assinatura CNB no Coliseu Porto Ageas 50% DE DESCONTO – Na compra dos dois espetáculos que a Companhia Nacional de Bailado apresenta na temporada 2023:
16/06 – Symphony of Sorrows + Cantata
13/10 – La Sylphide
Descontos não acumuláveis.

Coreografia:  August Bournonville
Música: Herman Løvenskiold
Cenários: Ferruccio Villagrossi
Figurinos:  Hugo Manoel
Desenho de Luz: Pedro Martins
Remontagem e Coreografia adicional: Jan Linkens
Ensaiadores:  Barbora Hruskova, Freek Damen, Peggy Konik, Rui Alexandre e Tom Colin
Interpretação: Bailarinos da CNB
Produção: Companhia Nacional de Bailado

La Sylphide – Companhia Nacional de Bailado – Coliseu do Porto

Data

13 Out 2023
Desde

Hora

21:00
Coliseu do Porto

Localização

Coliseu do Porto
R. de Passos Manuel 137, 4000-385 Porto
Website
https://agendaculturalporto.org/agenda-coliseu-do-porto/
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »