O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

It’s not over until the soprano dies

It’s not over until the soprano dies

It’s not over until the soprano dies – Coliseu do Porto

 A 18 de novembro terá lugar a estreia absoluta de “It’s not over until the soprano dies” (não acaba enquanto a soprano não morrer), uma ópera feminista onde a companhia Mala Voadora se propõe recriar os finais de óperas em que as personagens femininas morrem sempre, centrando-se nessas personagens e nas árias que cantam, e levando o público a notar a vertigem dessas mortes.
Nesta encenação de Jorge Andrade, com música ao vivo pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, salta à vista que, se é verdade que muitas óperas acabam de forma trágica, as mortes femininas são pautadas por particular crueldade.
“Muitas óperas acabam mal. Muitas óperas acabam com mortes. Muitas óperas acabam com mortes de mulheres – à facada, queimadas, por doença, afogadas, envenenadas, de medo, ou de causa desconhecida. “(…) o patriarcado assegura que as mulheres são sujeitas a uma particular crueldade. A ópera, e em particular a ópera do século XIX, permite a mulheres perigosas resplandecerem de emoção, no palco, por algumas curtas horas – depois mata-as”, escreveu a editora de cultura do The Guardian, Charlotte Higgins.
Aïda, Carmen, Norma, Lucia di Lammermoor, Gilda, Violetta, as Leonoras de Verdi (a de “Il Trovatore” e a de “La Forza del Destino”), Dido, Isolda, Desdemona, Nedda, Tosca, Mélisande, Cio-Cio-San, Kát’a Kabanová, Marie, Lulu, Lucrecia…  Em “L’Opéra ou la Défaite des femmes” (1979), referindo-se ao repertório clássico da ópera, a filósofa Catherine Clément enumera os modos como as mulheres encontram a morte: nove à facada, das quais duas por suicídio; três queimadas; duas atiram-se; duas por doença; três afogadas; três envenenadas; duas de medo; e algumas de causa desconhecida. Sem deixar de remeter estas narrativas para o seu contexto, olharemos para elas em palco com o olhar contemporâneo do século XXI.
Assinatura Lírica e Sinfónica Coliseu Porto Ageas
50% DE DESCONTO – Na compra de cinco ou mais espetáculos da temporada lírica e sinfónica 2023:
17/03 – António Victorino d’ Almeida e Mário Laginha: Improvisação a dois Pianos
28/03 – Requiem, de Frigyes Hidas
12/05 – Mitos da Europa
22/06 – Ópera Real
25/06 – The Cradle Will Rock
22/09 – Carmen, de Bizet
29/09 – A Laugh to Cry
01/10 – Festival Internacional de Ópera
25/10 – Na Colónia Penal – Ópera de Philip Glass
18/11 It’s not over until the soprano dies

It’s not over until the soprano dies

Data

18 Nov 2023

Hora

21:00
Coliseu do Porto

Localização

Coliseu do Porto
R. de Passos Manuel 137, 4000-385 Porto
Website
https://agendaculturalporto.org/agenda-coliseu-do-porto/
Bilhetes

Newsletter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *