O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Heróis do Mar - Filme Concerto

“Heróis do Mar” – Filme Concerto

O filme Heróis do Mar, de Fernando Garcia, renasce integralmente para o grande ecrã. O primeiro filme de ficção nacional com narrativa na pesca do bacalhau, foi considerado, em 1949, um feito notável da cinematografia portuguesa. Perdida a banda sonora, foi esquecido pelo grande público. A única cópia em película foi digitalizada e restaurada pela Cinemateca-ANIM, com apoio da Câmara Municipal de Ílhavo, e é agora apresentada com música original de Henrique Portovedo e João Martins e uma dobragem interpretativa ao vivo dirigida por Alexandre Sampaio, num espetáculo inovador e único com a participação da Orquestra Filarmónica Gafanhense e da comunidade.

O conjunto de crónicas e reportagens sobre uma campanha bacalhoeira, da autoria do jornalista Jorge Simões, que ficaram reunidas no livro vencedor do prémio do SNI de jornalismo reportagem de 1941, Os Grandes Trabalhadores do Mar, foram o mote para uma produção cinematográfica em torno da epopeia da pesca do bacalhau. A tentativa de adaptação para cinema começou em 1944, mas as exigências de uma produção megalómana e ambiciosa prolongaram a rodagem por vários anos. O filme Heróis do Mar, de Fernando Garcia, estreado a 15 de março 1949, entra na história do cinema português como a primeira tentativa cinematográfica de explorar temas mais heroicos e populares da cultura portuguesa.

A glorificação demonstrada na alteração de título, do livro para o filme, revela a forma como o Estado Novo aproveitou o cinema como veículo de propaganda política e social, em que o pescador bacalhoeiro foi alvo de uma exaltação e instrumentalização por parte do aparelho propagandístico do regime.

A estreia do filme contou com honras de primeira página na imprensa da época e uma intensa campanha de divulgação, embora sem conseguir atingir o impacto nacional esperado, muito menos a escala internacional ambicionada, alcançada apenas em 1951 com A Campanha do Argus. A forte conotação à propaganda do regime, o impacto insuficiente na sociedade e, sobretudo, a perda da fita sonora, fizeram do Heróis do Mar um filme esquecido pelo grande público.

Em 2022, renasce integralmente para o grande ecrã, como ativação patrimonial do primeiro filme de ficção nacional com narrativa em torno da pesca do bacalhau. Será apresentado no Coliseu Porto Ageas inserido no Family Film Project, com a colaboração do projeto FILMar, operacionalizado pela Cinemateca Portuguesa, com o apoio do Mecanismo de Financiamento Europeu EEAGrants 2020-2024.

com a colaboração do projeto FILMar, operacionalizado pela Cinemateca Portuguesa, com o apoio do Mecanismo de Financiamento Europeu EEAGrants 2020-2024.

“Heróis do Mar” – Filme Concerto – Coliseu do Porto

Data

18 Out 2022
Desde

Hora

19:30
Coliseu do Porto

Localização

Coliseu do Porto
R. de Passos Manuel 137, 4000-385 Porto
Website
https://agendaculturalporto.org/agenda-coliseu-do-porto/
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »