
Grande Pesca Sonora • A Epopeia da Sardinha
O vento em Matosinhos sopra uma canção, sopra uma história – oiçam, é uma verdadeira epopeia. A Epopeia da Sardinha. E é sobre ela esta Grande Pesca Sonora, o mega concerto que reúne mais de uma centena de músicos, alunos e famílias que fazem parte do Programa Educativo da Orquestra Jazz de Matosinhos e ainda músicos da big band.
Às vozes e instrumentos da intergeracional OFM – Orquestra de Famílias de Matosinhos, às arrojadas criações dos músicos do Cluster – Grupo de Música Experimental de Matosinhos e às sonoridades electrónicas do LEM – Laboratório de Experimentação Musical, juntam-se as crianças improvisadoras do CIMA (com alunos da EB1/ JI de Sendim), as harmonias do Coro Jazz (parceria com a Escola Básica Professor Óscar Lopes), um divertido Clube de Música (com alunos da Escola Secundária da Boa Nova), as aventuras criativas dos participantes no projecto +Literacia (em parceria com a ADEIMA) e, inevitavelmente, músicos da Orquestra Jazz de Matosinhos.
O repertório deste concerto inclui temas originais de cada grupo e arranjos de música tradicional; um tema encomendado a Marco Moura e arranjos da compositora Catarina Ribeiro às criações colectivas e a temas como “O Barco Está de Saída” de Fausto Bordalo Dias ou “Gaivota” de João Loio, encomendados especialmente para esta ocasião.
“Grande Pesca Sonora: A Epopeia da Sardinha” é o resultado do trabalho desenvolvido ao longo do ano lectivo pelos diferente projetos, em sessões nas escolas do concelho de Matosinhos, no CARA – Centro de Alto Rendimento Artístico e junto das comunidades oriundas dos mais distintos contextos.
Com direção artística de Beatriz Rola e Duarte Cardoso, “Grande Pesca Sonora: A Epopeia da Sardinha” realiza-se dia 1 de junho, às 18h00, no Jardim Basílio Teles, integrado nas Festas do Senhor de Matosinhos, e tem entrada livre.