O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

download (2)

Gota d’Água {Preta]

No contexto das celebrações dos 200 anos da independência do Brasil, o Coliseu Porto Ageas apresenta “Gota d’Água {Preta}”, peça de teatro musical dirigida e protagonizada por Jé Oliveira, a partir da obra escrita por Chico Buarque e Paulo Pontes em 1975.
Se o musical de Chico e Paulo Pontes adaptou a tragédia grega de Medeia aos morros do Rio de Janeiro, para discutir as implicações sociopolíticas da ditadura militar brasileira, então vigente, a releitura de Jé Oliveira atualiza a obra, reunindo um grande elenco predominantemente negro, onde se realça a realidade da mulher negra e a luta de classes, ainda tão atual.
Joana (interpretada pela cantora e atriz Juçara Marçal), a versão brasileira de Medeia, é uma mulher de meia-idade que se vê abandonada pelo marido, o jovem sambista Jasão (Jé Oliveira), e que está prestes a ser despejada do apartamento em que vive com os dois filhos. Com a metáfora de uma traição conjugal, o espetáculo realça a discussão racial, social e de classes com base no atual momento político do país
“É como se estivéssemos realizando a coerência que a peça sempre pediu e até hoje não foi realizada”, destaca Jé Oliveira, sobre o original de Chico Buarque de 1975.. E se em Medeia havia reis e feiticeiros, na tragédia brasileira temos pobres e macumbeiros, além de um coro negro, em alusão ao grego. Destaque para musicalidade da peça, com um DJ, instrumentos de percussão, guitarra, violão, cavaco e saxofone tocados ao vivo. A peça recebeu várias nomeações e distinções, incluindo o Prémio da Associação Paulista de Críticos de Arte para Melhor Direção).
Texto e Dramaturgia: Chico Buarque e Paulo Pontes
Direção Geral, concepção e idealização: Jé Oliveira
Elenco: Aysha Nascimento, Dani Nega, Ícaro Rodrigues, Jé Oliveira, Juçara Marçal, Marina Esteves, Mateus Sousa, Rodrigo Mercadante e Salloma Salomão
Banda: DJ Tano (pickups e bases ), Fernando Alabê (percussão), Gabriel Longhitano (guitarra, violão, cavaco e voz) e Suka Figueiredo (sax)
Assistência de Direção e Figurino: Éder Lopes
Direção Musical: Jé Oliveira e William Guedes
Preparação Vocal: William Guedes
Concepção Musical e Seleção de Citações: Jé Oliveira
Cenário: Julio Dojcsar.
Desenho de Luz: Camilo Bonfanti
Realização: Itaú Cultural
Produção: Gira pro Sol Produções

 

Gota d’Água {Preta] – Coliseu do Porto

Data

20 Out 2022
Desde

Hora

20:00
Coliseu do Porto

Localização

Coliseu do Porto
R. de Passos Manuel 137, 4000-385 Porto
Website
https://agendaculturalporto.org/agenda-coliseu-do-porto/
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »