O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Coliseu do Porto

Gaudeamus | Alegria para a Europa

Gaudeamos – Alegria para a Europa, de Victorino d’Almeida

Autoria e Direção de Orquestra: António Victorino d’Almeida
Soprano Ana Maria Pinto

Orquestra: Bernardo Pinhal (piano), Paulo Jorge Ferreira (acordeão), Carmen Cardeal (harpa); Paula Carneiro (violino), Varoujan Bartikian
(violoncelo), Ana Ferraz (flauta/flautim), Sofia Brito (oboé/corne inglês),
Luís Gomes (clarinete/clarinete baixo), José Massarrão (saxofone), Carolina Alves (trompete), Pedro Silva (percussão)

Aos 80 anos – a mesma idade do Coliseu – António Victorino d’Almeida apresenta-nos uma obra única que representa um abraço fraterno e de amor a todos os povos e culturas que constituem a União Europeia. Um ciclo de 30 canções originais para soprano e orquestra de câmara, acompanhadas por poemas de poetas de cada um dos 27 países da União Europeia, mas também a Inglaterra, a língua gaélica (Irlanda) e o dialeto flamengo (Bélgica), que chega ao Coliseu Porto Ageas a 9 de maio, Dia da Europa.
Sob o tema da “alegria”, esta é uma obra que transcende o conceito de obra musical já que congrega a poesia e a música, mas também um conceito filosófico-ideológico acerca de uma Europa irmanada em valores e em ideais, reafirmando, realçando, exaltando e valorizando as diferenças culturais, sociais e sociológicas dos povos e das nações que a constituem. António Victorino d’ Almeida é um dos mais prestigiados compositores portugueses em atividade. Multipremiado e condecorado, é uma figura muito popular em Portugal devido às centenas de programas de televisão que concebeu, realizou e apresentou durante décadas.

Gaudeamus | Alegria para a Europa – Coliseu do Porto

Data

09 Mai 2022
Desde

Hora

21:00
Coliseu do Porto

Localização

Coliseu do Porto
R. de Passos Manuel 137, 4000-385 Porto
Website
https://agendaculturalporto.org/agenda-coliseu-do-porto/
Categorias
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »