FM EINHEIT – ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA BOUÇA
É difícil descrever as performances de FM Einheit, dada a intensidade que as caracterizam e a sua ligação aos espaços e aos públicos onde são apresentadas. Munido de um berbequim, chapas, tijolos e molas industriais, FM Einheit entrega o seu corpo a um ritual de purga que acompanha os seus espetáculos desde os finais dos anos 70, altura em que se envolve na cena pós-punk alemã com a banda Abwarts.
No início dos anos 80, junta-se a uma das bandas mais influentes da subcultura rock, os Einsturzende Neubauten, onde se torna figura central na definição do som da banda, com as suas percussões metálicas e os instrumentos por si desenvolvidos, fortemente influenciados pelo ambiente industrial e em colapso da Berlim daquela década. A partir dos anos 90 desenvolve uma carreira a solo e em colaborações permanentes, com nomes como Diamanda Galas, Caspar Brötzmann, ErikM, fazendo também parte das bandas Stein e Gry.
Apresenta-se agora a solo na Associação de Moradores da Bouça, dando início à programação de 2024 da Sonoscopia para este polo do Cultura em Expansão.
FM EINHEIT – ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA BOUÇA