Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

FILME-CONCERTO RUI REININHO

FILME-CONCERTO RUI REININHO The Shape of Things to Come

FILME-CONCERTO RUI REININHO
The Shape of Things to Come

Ter. 13 OUT. | 21h30 | Coliseu Porto Ageas

Rui Reininho tem tanto de próprio como de não comum, seja entre os vivos, como entre as lembranças dos mortos que nos marcaram. Depois do famigerado “Companhia das Índias” (2008), o músico assume um percurso mais experimental com “20.000 Éguas Submarinas”, o novo disco. Produzido por Paulo Borges, juntos congeminaram uma viagem que durante dois anos os levou pelos confins dos mares já dantes navegados, a passo, trote, galope, mariposa e voo, como escape de corais profundos, mas não tão fundos quanto o exercício de libertação que em breve será revelado.
Partindo desta formação experimental, o Family Film Project lançou o desafio a Rui Reininho de trabalhar a banda sonora para o filme de arquivo “The Shape of Things to Come” de Roberto Niosi e Amigos (Home Movies). Trata-se de uma seleção amadora de ficção científica / terror com filmes feitos por crianças ítalo-americanas em Nova York nos anos 60.
Foto de divulgação: © Mimi Sá Coutinho

THE SHAPE OF THINGS TO COME
2020 | ITÁLIA | EXP | 40’
HOME MOVIES
Subúrbios de Nova Iorque, meados dos anos 60. Rob Niosi e amigos não são ainda adolescentes quando começam a filmar, como um jogo, com câmaras de filmar domésticas roubadas da família, explorando inúmeros géneros de cinema – terror, gore, ficção científica – e técnicas de animação, artíficios, ângulos baixos e efeitos visuais. “The Shape of Things to Come” é uma seleção de arquivo de filmes amadores produzida pelo arquivo italiano Home Movies.
Inclui excertos de filmes inacabados realizados pelo grupo de jovens experimentalistas, recuperados por acaso durante uma a viagem a Nova Iorque. Encontram-se também duas preciosidades: “The History of the American Negro”, a história do folclore dos escravos negros a Malcom X, e “Empire”, uma curta-metragem irreverente e rebelde que aborda o símbolo do poder americano.

Mais tarde, alguns dos jovens tornam-se artistas: Niosi começará a trabalhar em filmes de animação, publicidade e realização de videoclips (com Peter Gabriel). A obsessão de Niosi por H. G. Wells permaneceu intacta desde criança e materializou-se no projeto de vida: a construção de uma Máquina do Tempo que traça com precisão o que foi visto no filme de ficção científica de 1960.
“The Shape of Things to Come” tem a curadoria de Michele Manzolini e Paolo Simoni (Home Movies – Archivio Nazionale del Film di Famiglia of Bologna).

Bilhetes: 8€ / 6€ com Free Pass do festival ou Cartão de Estudante
À venda brevemente na bilheteira do Coliseu Porto Ageas

Family Film Project – 10ª edição
Arquivo, Memória, Etnografia
Festival Internacional de Cinema
www.familyfilmproject.com

Data

13 Out 2021
Expired!

Hora

21:30
Coliseu do Porto

Localização

Coliseu do Porto
R. de Passos Manuel 137, 4000-385 Porto
Website
https://agendaculturalporto.org/agenda-coliseu-do-porto/

Newsletter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.