
Exposição “Os Telefones Falam – A Viagem das Vozes”
A Associação dos Trabalhadores e Reformados da Portugal Telecom, celebrou a data da primeira chamada telefónica feita na cidade do Porto, no dia 1 de julho de 1882, com a exposição permanente “Os Telefones Falam – A Viagem das Vozes“.
Este importante marco na história das telecomunicações, impulsionador da já intensa atividade comercial existente na cidade e relacionado com a influência da presença da comunidade inglesa ligada ao Vinho do Porto, foi o mote para a partilha do património existente na Associação.
Nesta exposição pode acompanhar a viagem das vozes através de equipamentos originais desde o final do séc. XIX até meados dos séc. XX (época da automatização do serviço). Pode consultar a primeira lista telefónica do Porto (que contava com 19 subscritores), conhecer vários telefones de disco e de magneto perfeitamente operacionais para efetuar chamadas para o exterior (rede fixa ou móvel), uma mini central Strowger (recentemente restaurada) que permite ver como funcionavam as primeiras centrais automáticas e muitas histórias e curiosidades de alguns dos que contribuíram com o seu serviço exemplar para este “milagre” que foi comunicar à distância: as telefonistas e os guarda fios.
Esta é a oportunidade de fazer uma verdadeira viagem no tempo e contribuir para a preservação e partilha de memórias.
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
Horário: visitas de grupo sob marcação prévia
(segunda a sexta – entre as 9h30 e as 17h)
Morada: Rua do Almada, 157 – 161
Porto
Contactos:
22 500 2207
geral@atrpt.pt
Preço: Bilhete Normal – 4€
>10 anos, estudantes e seniores – 2€
<10 anos – entrada gratuita
Acessos:
Metro: Aliados
Trindade