
“Dominguinhos” Matosinhos: Atelier de carnaval – Mil e uma máscaras de Carnaval
Os “Dominguinhos” de março começam em modo Carnaval, uma das festas mais aguardadas pelos mais pequenos. Música, dança e fantasias fazem a alegria dos mais novos, que vão querer vestir-se dos seus personagens preferidos. Este ano, a pensar num Carnaval mais sustentável, os “Dominguinhos” de 2 março convidam as crianças a criar a sua própria máscara com materiais reutilizáveis, num ateliê com muita originalidade e imaginação à solta. Ao longo do mês, as brincadeiras planeadas para as manhãs de domingo do MAR Shopping Matosinhos contam ainda com outros quatro ateliers lúdico-pedagógicos, que celebram a Primavera (dia 9), o Dia do Pai (dia 16), o Dia Mundial da Árvore (dia 23) e o Dia Mundial do Teatro (dia 30). A não perder!
O MAR Shopping Matosinhos, como parte da empresa global Ingka Centres, promove a importância do “Brincar”, privilegiando a aprendizagem, a empatia e a diversão. Os “Dominguinhos” são compostos por diferentes temáticas e surgem da parceria com a Catavento, empresa da incubadora de indústrias criativas da Fundação de Serralves, que se dedica a projetos educativos. Aos domingos, entre as 11h00 e as 12h30, no corredor de moda infantil do MAR Shopping Matosinhos, no piso 0, acontece um leque de atividades gratuitas de lazer, numa simbiose perfeita de momentos alegres e educativos.
Os “Dominguinhos” do MAR Shopping Matosinhos, disponibilizam uma programação cultural que proporciona atividades gratuitas, lúdicas e educativas, para as famílias e crianças da comunidade, que estimulam a aprendizagem, a empatia e a diversão, ao mesmo tempo que se materializa o conceito de meeting place.
PROGRAMAÇÃO DOMINGUINHOS MARÇO 2025
2 março | Atelier de carnaval – Mil e uma máscaras de Carnaval
Para um Carnaval mais sustentável, vamos aprender a reutilizar material e construir uma máscara que, no final, poderão levar para casa. Vamos aproveitar caixas de ovos e com elas criar a máscara de um animal como um pássaro, um rato ou um cão. Tudo depende da imaginação!
9 março | Atelier de educação ambiental – Andorinhas na Primavera
Vamos celebrar o regresso da Primavera, que chega já no dia 20 de março, e a chegada de uma ave especial, a andorinha. Nesta atividade, vamos utilizar um material natural encontrado na natureza, as folhas de eucalipto. Com canetas de diversas cores, vamos desenhar sobre as folhas, transformando-as em penas coloridas e brilhantes. No final, cada participante levará a sua pena para casa, como símbolo da visita das andorinhas.
16 março| Atelier Dia do Pai – Um cartão para um pai especial
Nesta atividade, de forma a comemorar o Dia do Pai que se celebra no dia 19 de março, vamos criar um postal interativo para o pai. Cada um terá a oportunidade de expressar o seu amor através da criação de um postal personalizado, com diferentes materiais, como papéis coloridos, canetas, autocolantes e muita criatividade. Cada criança irá desenhar o pai e o(a) filho(a), escrever uma mensagem carinhosa e através de um recorte no postal aproximar o pai e o(a) filho(a) de encontro a um abraço.
23 março | Atelier de educação ambiental – Árvores de cartão
Para celebrar a primavera e o Dia Mundial da Árvore, que se comemora no dia 21 de março, vamos fazer uma árvore original. Começaremos com um quadrado de cartão e nele vamos desenhar o contorno de uma árvore, incluindo raízes, tronco e ramos. Em vez de folhas, faremos furos com um lápis e usaremos diferentes folhas naturais para preencher a árvore. No final, a árvore será levada pelos participantes que poderão continuar a dar cor à mesma, preenchendo-a com novas folhas.
30 março | Atelier artes plásticas – Cenários de improviso
Para celebrar o Dia Mundial do Teatro, que se comemora no dia 27 de março, vamos usar toda a nossa criatividade para transformar rolhas de cortiça em fantoches, dando vida a personagens únicos. Reutilizando uma caixa, montaremos um palco improvisado, onde os nossos fantoches se tornarão as estrelas do espetáculo. Este palco irá para casa, onde as crianças poderão contar muitas histórias.