Divulgação de Eventos Culturais no Porto

https://www.cm-gaia.pt/pt/eventos/desenhos-e-caricaturas-de-amadeo-de-souza-cardoso/

Desenhos e Caricaturas de Amadeo de Souza-Cardoso

Desenhos e Caricaturas de Amadeo de Souza-Cardoso na Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo

24 abril- 17 julho

Vila Nova de Gaia recebe uma seleção de desenhos do génio do modernismo europeu, trabalhos muito raramente expostos e que refletem a importância do desenho e, em particular, da caricatura, como processo fundador da identidade artística de Amadeo de Souza-Cardoso.
Incompreendido em Portugal, pelo seu espírito livre e vanguardista, na Paris do início do século XX, Amadeo integrava um extraordinário círculo de artistas, desenvolvendo uma grande cumplicidade artística e vivencial com Amedeo Modigliani, a quem é atribuída a obra “Caryatide”, que faz parte da coleção da Casa-Museu Teixeira Lopes e que será exibida nesta exposição, em diálogo com desenhos de figuras femininas do pintor amarantino.
Fruto de uma parceria promovida pelo Município de Gaia com o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (Amarante) e com o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, esta exposição surge na continuação de uma estratégia de dinamização cultural, trazendo à cidade de Gaia a obra dos Grandes das artes, como foi o caso de Cruzeiro Seixas, Paula Rego ou Vieira da Silva, entre outros.
Especialista na vida e obra de Amadeo, a investigadora Catarina Alfaro assume a curadoria de “Desenhos e Caricaturas de Amadeo de Souza-Cardoso” com o propósito de ajudar o visitante a compreender o singular percurso de um artista que não via diferença entre as diferentes técnicas usadas e para quem o desenho e a caricatura de retrato foram sempre o meio por excelência para a observação social e a incansável experimentação, que caracterizou a sua carreira. Um núcleo de desenhos, onde se inclui alguns originais do catálogo XX Dessins ficará patente na Sala Aureliano Lima das Galerias Diogo de Macedo, enquanto a Sala Branca é dedicada à Biografia e à atividade de caricaturista. Na Sala Negra, haverá lugar à projeção do documentário “Amadeo de Souza Cardoso – Le Dernier secret de l’art moderne”, de Christophe Fonseca.
À semelhança das anteriores exposições realizadas nas Galerias Diogo de Macedo, “Desenhos e Caricaturas de Amadeo de Souza-Cardoso” será acompanhada da edição de um livro catálogo, que contará com os contributos da curadoria e da investigadora Leonor de Oliveira. Durante o período da exposição terão lugar algumas atividades, nomeadamente, a realização de visitas comentadas, nos dias 8, 15 e 29 de maio, às 11 horas (inscrições através do e-mail [email protected]).
A exposição “Desenhos e Caricaturas de Amadeo de Souza-Cardoso” fica patente ao público na Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo entre 24 de abril e 17 de julho de 2021, podendo ser visitada de terça a sexta das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30, e aos sábados, domingos e feriados das 9h às 12h30. Encerra no dia 1 de maio.

Mais informações através do tlf. 223 742 904 ou e-mail [email protected] a visita é obrigatória a observância das regras de combate à COVID-19, nomeadamente o uso de máscara, desinfeção das mãos e afastamento físico.

 

Desenhos e Caricaturas de Amadeo de Souza-Cardoso na Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo

Date

26 Jun 2021 - 18 Set 2021

Time

8:00 am

Localização

Casa-Museu Teixeira Lopes
R. Teixeira Lopes 32, 4430-999 Vila Nova de Gaia

Newsletter

O que fazer no Porto

O que fazer no Porto

fado-show-in-porto-calem-01

Fado, Visita e Degustação. Por 23€

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *