
Concertos Promenade 2.0 – Rhapsody in Blue
Concertos Promenade 2.0 – Rhapsody in Blue
“Rhapsody in Blue”
Gershwin
Banda Sinfónica Portuguesa
Piano: Vasco Dantas
Direção: Francisco Ferreira
Bilhetes disponíveis aqui
80 anos são história, missão, tradição e responsabilidade. 2021 assinala o regresso de projetos que fazem parte da génese do Coliseu, e um dos destaques é o regresso dos icónicos Concertos Promenade, numa versão 2.0 pensada para os públicos hodiernos.
Introduzidos em Portugal pelo Coliseu em 2005, nas suas várias temporadas até 2014 os Concertos Promenade atraíram 130 mil espectadores. Regressam agora para proporcionar uma experiência lúdica às famílias e crianças, que todos os meses, ao domingo de manhã, vão poder tomar descobrir os segredos e curiosidades de um repertório eclético de concertos e espetáculos de dança comentados, com a participação de diversas orquestras.
Num ambiente informal, vamos explicar aspectos e pormenores de obras nacionais e internacionais como “Pedro e o Lobo” de Prokofiev, “Rhapsody in Blue” de Gershwin, o conto “A Arca do Tesouro” de Alice Vieira musicado por Eurico Carrapatoso, a “Cinderela” de Lotte Reiniger, músicas do mundo que se tornaram célebres, e outras melodias e histórias.
Com direção artística do maestro Cesário Costa, comentário ao vivo do musicólogo Jorge Castro Ribeiro e uma componente multimédia criada por Sara Botelho, o ciclo Concertos Promenade 2.0 apresenta sete espetáculos imperdíveis, de 30 de maio a 19 de dezembro.
George Gershwin compôs a magistral “Rhapsody in Blue” em 1924, em Nova Iorque, no tempo da proibição do consumo do álcool, da proliferação dos espaços de entretenimento noturno e do jazz. Na Broadway despontavam novos talentos, como era o caso de Gershwin, que cruzou o jazz com a música clássica e escreveu o mais popular concerto para piano do Novo Mundo, o que contribuiu para que o seu nome tenha o prestígio universal que hoje em dia se lhe reconhece.
Estas curiosidades e melodias vão ser contadas e tocadas na manhã de 28 de novembro pela Banda Sinfónica Portuguesa, com direção musical do maestro Francisco Ferreira.
Os Promenade são um regresso muito pedido pelos espectadores, cuja tradição o Coliseu Porto Ageas se propõe agora retomar, em parceria com a Câmara Municipal do Porto.
Concertos Promenade 2.0 – Rhapsody in Blue