
Concertos Promenade 2.0 | Quadros de uma Exposição, de Mussorgsky
Concertos Promenade 2.0 | Quadros de uma Exposição, de Mussorgsky
Está de volta o ciclo Concertos Promenade, com direção artística do maestro Cesário Costa, e que, em 2023, contará com sete espetáculos e obras emblemáticas, como “As Quatro Estações”, de Vivaldi, ou “A Minha Mãe Ganso”, de Maurice Ravel.
O novo ciclo inicia já a 19 de fevereiro com “Quadros de uma Exposição”, de Mussorgsky, aqui interpretado pela Orquestra Clássica de Espinho, dirigida pelo maestro Pedro Neves.
Em 1874, Mussorgsky visitou uma galeria de arte, em São Petersburgo, que exibia obras do seu amigo, arquiteto e pintor, Viktor Hartmann. Inspirado nos quadros expostos, compôs uma música em piano para cada um deles. Neste concerto, será apresentada a versão para orquestra escrita por Ravel em 1922, que termina com a majestosa peça “A Grande Porta de Kiev”.
Introduzidos em Portugal pelo Coliseu Porto Ageas em 2005, nas nove temporadas realizadas até 2014 os Concertos Promenade atraíram mais de 130 mil espectadores. Um domingo por mês, em ambiente descontraído, miúdos e graúdos são convidados a entrar no ambiente de uma obra fundamental e a descobrir todas as suas notas e curiosidades, com os comentários do musicólogo Jorge Castro Ribeiro, acompanhados pelo design multimédia de Sara Botelho.
A comentar este concerto estará Susana Henriques, diretora pedagógica do Conservatório de Música da Metropolitana durante uma década, e diretora artística da Piccola Orquestra Metropolitana desde 2012.
Esta é um Sessão Descontraída. Saiba mais no nosso site.
— Bilhetes (entre 8€ e 14€) à venda no Coliseu, Ticketline e locais habituais.
Descontos: Estudantes 50% Amigos Coliseu 25% Família (+ de 3 elementos) 25% Maiores de 65 anos 25%
https://www.coliseu.pt/evento/20230219-concertos-promenade-20-quadros-de-uma-exposicao-de-mussorgsky
Concertos Promenade 2.0 | Quadros de uma Exposição, de Mussorgsky