Concertos Promenade 2.0 – Cinderela e outras histórias…
Concertos Promenade 2.0 – Cinderela e outras histórias…
Filmes de Lotte Reiniger:
— The Flying Suitcase, 1921 (8’45’’)— Cinderella, 1922 (13’03’’)
— The Seemingly Dead Chinese, 1928 (9’23’’)
— Thumbelina, 1954 (11’21’’)
— The Frog Prince, 1961 (2’47’’)
Piano: Filipe Raposo
Bilhetes disponíveis aqui
80 anos são história, missão, tradição e responsabilidade. 2021 assinala o regresso de projetos que fazem parte da génese do Coliseu, e um dos destaques é o regresso dos icónicos Concertos Promenade, numa versão 2.0 pensada para os públicos hodiernos.
Introduzidos em Portugal pelo Coliseu em 2005, nas suas várias temporadas até 2014 os Concertos Promenade atraíram 130 mil espectadores. Regressam agora para proporcionar uma experiência lúdica às famílias e crianças, que todos os meses, ao domingo de manhã, vão poder tomar descobrir os segredos e curiosidades de um repertório eclético de concertos e espetáculos de dança comentados, com a participação de diversas orquestras.
Num ambiente informal, vamos explicar aspectos e pormenores de obras nacionais e internacionais como “Pedro e o Lobo” de Prokofiev, “Rhapsody in Blue” de Gershwin, o conto “A Arca do Tesouro” de Alice Vieira musicado por Eurico Carrapatoso, a “Cinderela” de Lotte Reiniger, músicas do mundo que se tornaram célebres, e outras melodias e histórias.
Com direção artística do maestro Cesário Costa, comentário ao vivo do musicólogo Jorge Castro Ribeiro e uma componente multimédia criada por Sara Botelho, o ciclo Concertos Promenade 2.0 apresenta sete espetáculos imperdíveis, de 30 de maio a 19 de dezembro.
Na manhã de 17 de outubro, escutaremos a banda sonora criada pelo compositor e pianista Filipe Raposo para os filmes de Lotte Reiniger, pioneira no mundo do cinema de animação e também uma das primeiras mulheres a trabalhar na indústria do cinema.
Nascida em 1899 em Berlim, os seus filmes têm uma estética muito própria e foram desenvolvidos com a técnica de paper-cutting, inspirada nas marionetas indonésias Wayang e nas sombras chinesas (à semelhança do teatro de sombras). Reiniger deixou um legado de cerca de 70 filmes, meticulosamente produzidos com figuras de cartão animadas à mão através de fio e arame, que influenciaram gerações de cineastas e artistas.
Os Promenade são um regresso muito pedido pelos espectadores, cuja tradição o Coliseu Porto Ageas se propõe agora retomar, em parceria com a Câmara Municipal do Porto.
Concertos Promenade 2.0 – Cinderela e outras histórias…