O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

Concertos Promenade 2.0 Coliseu do Porto

Concertos Promenade 2.0 – A Arca do Tesouro

Concertos Promenade 2.0 – A Arca do Tesouro

“A Arca do Tesouro”
Um conto de Alice Vieira com música de Eurico Carrapatoso
Orquestra Sinfónica Ensemble
Direção: Cesário Costa

Bilhetes disponíveis aqui 

80 anos são história, missão, tradição e responsabilidade. 2021 assinala o regresso de projetos que fazem parte da génese do Coliseu, e um dos destaques é o regresso dos icónicos Concertos Promenade, numa versão 2.0 pensada para os públicos hodiernos.

Introduzidos em Portugal pelo Coliseu em 2005, nas suas várias temporadas até 2014 os Concertos Promenade atraíram 130 mil espectadores. Regressam agora para proporcionar uma experiência lúdica às famílias e crianças, que todos os meses, ao domingo de manhã, vão poder tomar descobrir os segredos e curiosidades de um repertório eclético de concertos e espetáculos de dança comentados, com a participação de diversas orquestras.

Num ambiente informal, vamos explicar aspectos e pormenores de obras nacionais e internacionais como “Pedro e o Lobo” de Prokofiev, “Rhapsody in Blue” de Gershwin, o conto “A Arca do Tesouro” de Alice Vieira musicado por Eurico Carrapatoso, a “Cinderela” de Lotte Reiniger, músicas do mundo que se tornaram célebres, e outras melodias e histórias.

Com direção artística do maestro Cesário Costa, comentário ao vivo do musicólogo Jorge Castro Ribeiro e uma componente multimédia criada por Sara Botelho, o ciclo Concertos Promenade 2.0 apresenta sete espetáculos imperdíveis, de 30 de maio a 19 de dezembro.

Na manhã de 19 de dezembro, dia em que o Coliseu celebra o seu 80.º aniversário, o público vai escutar uma das mais perfeitas simbioses entre as palavras e a música. Alice Vieira escreveu o conto A Arca do Tesouro e o compositor Eurico Carrapatoso criou as melodias e compassos que acompanham a história de uma menina chamada Maria e da sua caixa azul.

A envolver as duas protagonistas andam as palavras, ditas, caladas ou que ficam por dizer; o tempo atmosférico, ora rude, ora doce, e o tempo do relógio tirano a empurrar os adultos e as crianças; os desejos infantis a desafiarem, por vezes, a lógica adulta dos pais e das mães; a avó, elemento conciliador e infinitamente sábio; o gato cinzento, tesouro final a habitar a caixa de todos os segredos. Uma obra integrada no Plano Nacional de Leitura.

Os Promenade são um regresso muito pedido pelos espectadores, cuja tradição o Coliseu Porto Ageas se propõe agora retomar, em parceria com a Câmara Municipal do Porto.

 

Concertos Promenade 2.0 – A Arca do Tesouro

Data

19 Dez 2021
Expired!

Hora

11:00
Coliseu do Porto

Localização

Coliseu do Porto
R. de Passos Manuel 137, 4000-385 Porto
Website
https://agendaculturalporto.org/agenda-coliseu-do-porto/
Anuncia-na-Agenda
Anuncia-na-Agenda

Newsletter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *