CICLO DE CONVERSAS “ALIMENTAR UMA CAUSA” | OS CIDADÃOS E O DESPERDÍCIO ALIMENTAR: PERSPETIVA JURÍDICA
O desperdício alimentar é uma questão transversal fundamental que deve ser abordada e trabalhada para reduzir os impactes ambientais nos sistemas alimentares e em simultâneo apoiar a transição para sistemas mais sustentáveis, que garantam a segurança alimentar de uma população mundial em crescimento.
O desperdício alimentar assume importantes consequências económicas e sociais, podendo ameaçar significativamente a resiliência dos sistemas alimentares. Devido ao custo da produção de alimentos e do tratamento dos resíduos, o desperdício alimentar leva à perda de recursos que poderiam ser afetados de forma mais eficiente. Estima-se que 53 % do total do desperdício alimentar ocorre nos agregados familiares.
Na perspetiva dos consumidores, o desperdício alimentar traduz-se em gastos desnecessários num contexto em que a acessibilidade do custo dos alimentos é cada vez mais preocupante. Desperdiçar alimentos em detrimento da sua disponibilização a pessoas carenciadas, representa uma oportunidade perdida à luz dos crescentes desafios que se impõem à segurança alimentar, potenciando a discussão de inúmeras questões cuja dimensão ética assume uma expressão determinante.
Como podemos reduzir o desperdício alimentar?
Como podem os agregados familiares reduzir o desperdício alimentar?
Que medidas podem ser encontradas para reduzir de forma eficiente o desperdício alimentar?
Esta sessão será uma oportunidade para conjuntamente se refletir e analisar os impactes que o desperdício alimentar representam na sociedade atual.
Parceria científica
Fonte: https://www.serralves.pt/atividades-serralves/alimentar-uma-causa-2910/
CICLO DE CONVERSAS “ALIMENTAR UMA CAUSA” | OS CIDADÃOS E O DESPERDÍCIO ALIMENTAR: PERSPETIVA JURÍDICA – Serralves