Centenário de Eugénio de Andrade – Tertúlias na Cooperativa Árvore:
A Cooperativa Árvore tem estado a celebrar o Centenário do poeta Eugénio de Andrade desde o dia 7 de Janeiro com a Exposição “Poesia a 100 Eugénio” e os dias 19 e 28 deste mês vão acontecer Tertúlias dedicadas a esta figura tão emblemática da cultura portuguesa.
A relação entre Eugénio de Andrade e a Cooperativa Árvore vem dos primórdios da instituição que, aliás, neste ano de 2023, assinala 60 anos de vida [1963-2023].
Dia 19 de Janeiro, data em que nasceu o poeta, a Árvore vai realizar a Tertúlia do Centenário, às 18h30, com a presença de Arnaldo Saraiva, professor catedrático jubilado, poeta, ensaísta, tradutor e cronista; do artista plástico Emerenciano e a poeta Inês Lourenço.
A 28 de Janeiro, às 15h, acontece a Tertúlia de encerramento com a presença da artista plástica Ágata Rodrigues, filha do artista e humanista José Rodrigues e figura importante da Cooperativa Árvore, a artista plástica Graça Martins e Maria Bochicchio, investigadora de poesia portuguesa contemporânea.
A Exposição “Poesia a 100 Eugénio” apresenta obras de pintura e escultura de artistas convidados sobre o tema do imaginário poético de Eugénio de Andrade: Acácio Carvalho, Alexandre Rola, Artur Moreira, Benvindo de Carvalho, Carlim, Emerenciano, Evelina Oliveira, Graça Martins, José Emidio, José Rodrigues, Julia Pintão, Laureano Ribatua, Luisa Gonçalves, Mário Bismarck, Paulo Neves, Sónia Teles e Silva, Susana Bravo, Teresa Gil e Zulmiro de Carvalho.
Horário:
Segunda a sexta 10h00 – 13h00 | 14h00 – 18h30
Sábados – 14h00 – 19h00
Entrada gratuita
TERTÚLIA DO CENTENÁRIO NO PRÓPRIO DIA DO ANIVERSÁRIO
19 Janeiro | 18:30 horas.
Presença de Arnaldo Saraiva, Emerenciano e Inês Lourenço
TERTÚLIA DE ENCERRAMENTO DA EXPOSIÇÃO
28 Janeiro | 15:00 horas.
Presença de Ágata Rodrigues, Graça Martins e Maria Bochicchio
Morada: Rua Azevedo de Albuquerque, nº 1 – Porto