
Bienal de Arte Contemporânea da Maia 2025
Intitulada FULGOR e com curadoria de Manuel Santos Maia, a Bienal de Arte Contemporânea da Maia 2025 (BACM 2025) apresenta o seu terceiro momento de programação no dia 6 de setembro. A manhã inicia-se às 10h30 com uma visita-oficina, seguida, entre as 15h30 e as 18h30, de apresentações e performances de entrada livre, que cruzam diferentes linguagens artísticas e reafirmam a Bienal como espaço de encontro e reflexão.
Neste dia, será apresentado o catálogo relativo à edição de 2025 e o livro “Rosto Rodeia Mulher ao Derredor”, de Maria Brás Ferreira, obra inédita escrita especialmente para esta Bienal. O mesmo dia reserva momentos de celebração, com a performance a solo “Rebola, Feminista!”, de Alice Guerreiro, um encontro gastronómico proposto pelo Atelier 3|3 e a performance sonora “Tea Ceremony Sound, intermittent healing”, de Jiôn Kiim, convidando todos a partilhar memórias, afetos e reflexões num ambiente de partilha e convivência.
Além destes momentos, serão ainda apresentados os resultados das Residências Artísticas da Bienal, que, pela primeira vez, se expandiu para além do território da Maia. Entre maio e setembro, o programa de residências estendeu-se a diferentes locais – São Miguel D’Acha, Vila Velha de Ródão, Arraiolos, Maia e Porto – e deu origem a criações de Madalena Folgado, Laura Garcia, Rafael dos Santos, Ruben Zacarias, Alice Guerreiro, Rita Paixão, Pedro Oliveira, Manoel Quitério, Michel Bragança, Vasco Mota, Ana Rita Teodoro, Rita Senra, João Marques, Tatyana Cristina e Tiago Madaleno.
A exposição central e a instalação exterior de Vasco Mota, no Fórum da Maia, permanecem abertas ao público até ao encerramento oficial, no dia 14 de setembro. A organização convida todos – visitantes habituais e novos – a revisitar ou descobrir pela primeira vez o universo artístico que habitou a Maia ao longo dos últimos meses.
PROGRAMA
6 setembro
10h30 – Visita-Oficina: Objetos de Memória In-Útil _ Oficina Sibila
15h30 – Apresentação final do projeto: Por um Fio _ Atelier 3|3
16h00 – Apresentação final do projeto: Um atlas com caminhos para que o mundo não se feche _ Madalena Folgado com Laura Garcia e Rafael dos Santos
16h15 – Apresentação das Residências Artísticas
16h30 – Apresentação do Livro BACM 25
17h00 – Leitura performativa de Maria Brás Ferreira
17h15 – Performance: Rebola, Feminista! _ Alice Guerreiro
17h30 – Performance Sonora: Tea Ceremony Sound, intermittent healing _ Jiôn Kiim
18h00 – Gastronomia em performance: Piqueknit _ Atelier 3|3