
Banda Sinfónica Portuguesa – São João Vila do Conde
16 de junho | domingo
17h30: Concerto pela Banda Sinfónica Portuguesa – Teatro Municipal de Vila do Conde
Com sede no Porto, a Banda Sinfónica Portuguesa (BSP) estreou-se a 1 de janeiro de 2005 no Rivoli, Teatro Municipal do Porto, onde também gravou o seu primeiro CD. Recebeu apoios da Culturporto e PortoLazer, e lançou o álbum “A Portuguesa” em 2010, com obras de compositores portugueses. Desde então, a BSP tem gravado regularmente, destacando-se álbuns como “Traveler” (2011), “Hamlet” (2012), “Oásis” (2013), “Grand Concerto pour Orchestre d’Harmonie” (2014), “Sinfónico” com Quinta do Bill (2015), “Trilogia Romana” (2015), “Porto” (2016) e “The Ghost Ship” (2017).
A partir de 2007, a BSP apresenta-se regularmente na Casa da Música, interpretando obras de compositores portugueses e estrangeiros, e estreando cerca de 50 obras. A banda tem colaborado com solistas de renome, como Pedro Burmester, Sérgio Carolino, Mário Laginha, Elisabete Matos, entre outros, e com grupos e coros como Vozes da Rádio e Quinta do Bill.
A BSP promove iniciativas pedagógicas como masterclasses de instrumento e Cursos de Direção de Banda, orientados por maestros de renome internacional como Jan Cober, Douglas Bostock, José Rafael Vilaplana, e Eugene Corporon. A banda tem sido dirigida por maestros de prestígio, como Jan Cober, Douglas Bostock, José Rafael Vilaplana, Alex Schillings, e Eugene Corporon, entre outros.
Destacam-se os concertos da BSP em diversas salas de espetáculo em Portugal e Espanha, e a participação em certames internacionais. A banda obteve o 1.º prémio no II Concurso Internacional de Bandas de La Sénia na Catalunha (2008) e na categoria superior do World Music Contest em Kerkrade, Holanda (2011), com a mais alta classificação alguma vez atribuída.
Em 2014, a BSP realizou a sua primeira tournée intercontinental pela China e, em 2017, participou no 18.º Festival do World Music Contest em Kerkrade e na 17.ª Conferência Mundial da World Association for Symphonic Bands and Ensembles em Utrecht. A banda realizará uma digressão às Canárias em novembro deste ano.
A BSP é uma associação cultural sem fins lucrativos, apoiada pela Direção Geral das Artes, sob a direção artística do Maestro Francisco Ferreira.
Banda Sinfónica Portuguesa – São João Vila do Conde