O guia de eventos mais completo e atualizado do Porto

As Filhas do Fogo Pedro Costa e Músicos do Tejo

As Filhas do Fogo | Pedro Costa e Músicos do Tejo

Do consagrado realizador Pedro Costa, depois do seu premiado filme “Vitalina Varela”, estreia-se As Filhas do Fogo, filme-espectáculo de encontro entre o cinema, a música e o teatro. Pedro Costa colabora com Os Músicos do Tejo e propõe um dispositivo cénico que volta a colocar a ênfase no pós-colonialismo.

“As Filhas do Fogo” acompanha a saga de três jovens irmãs cabo-verdianas chegadas a um porto europeu estrangeiro em fuga de mais uma erupção devastadora do vulcão do Fogo. Neste país desconhecido, elas deambulam, de mãos dadas, evocando os seus medos secretos através da música e do canto.

Nenhum demónio vem saudar as meninas, em vez disso, um grupo de músicos alegres parece desafiar sua vontade de resistir aos encantos desta nova sociedade enganadora. Projetada em luz e sombra, aparece o rosto sinistro de um bobo da corte, como um profeta. Ele irá guiar-nos pelos becos, dias e noites da favela suburbana, onde milhares de imigrantes mal sobrevivem. Mais tarde, as três irmãs reaparecem, cansadas e desiludidas, como se carregassem o mundo inteiro nos ombros: elas agora ingressaram na classe trabalhadora. São empregadas de limpeza. Mais uma vez, a banda de músicos surge girando em torno delas.

As vozes das raparigas juntam-se em uma oração desesperada, cantada no seu dialeto nativo crioulo. Caindo sob o feitiço de uma canção melancólica de embalar, as irmãs são separadas: as duas mais novas desaparecem pelo espaço, enquanto a mais velha canta: “in view of all the misery, people just throw their unbearable lives away…”.

Bilhetes 

As Filhas do Fogo | Pedro Costa e Músicos do Tejo – Coliseu do Porto

Data

30 Nov 2021
Desde

Hora

21:30
Coliseu do Porto

Localização

Coliseu do Porto
R. de Passos Manuel 137, 4000-385 Porto
Website
https://agendaculturalporto.org/agenda-coliseu-do-porto/
Credito habitacao
Segue a Agenda no Instagram!

Newsletter

Deixe um comentário

Translate »