

Cidade de grandes arquitetos, o Porto presta tributo a Oscar Niemeyer por ocasião dos 10 anos da sua morte
25 de novembro, 18 h, FNAC Santa Catarina, Porto
A propósito da edição do livro Um Niemeyer É Sempre Um Niemeyer de Carlos Oliveira Santos (Âncora Editora), vai realizar-se esta sessão de evocação do grande arquiteto brasileiro.
Este livro, agora publicado, em português e inglês, profusamente ilustrado, narra a história da conceção e edificação do único projeto de Niemeyer, de 1966, construído em Portugal, no Funchal. Participam no livro os arquitetos Álvaro Siza, Santiago Calatrava e Paulo Niemeyer, bem como a artista brasileira Paula Klien.
Foi, aliás, no Porto, no atelier do arquiteto Viana de Lima, na Rua da Cancela Velha (actual Rua Guilherme da Costa Carvalho), número 25, que Oscar Niemeyer desenvolveu o referido projeto e acompanhou a sua concretização.
Nesta sessão evocativa, a ter lugar às 18 h de 25 de novembro, na FNAC de Santa Catarina (Edifício Palladium, Rua de Santa Catarina 73, 4000-449 Porto), tomarão a palavra:
Carlos Magno, sobre o seu convívio com Oscar Niemeyer, em Brasília;
Nuno Sampaio, arquiteto, diretor da Casa da Arquitetura, sobre a obra de Oscar Niemeyer:
Paulo Guerreiro, arquiteto, curador da Casa das Marinhas, sobre a obra do arquiteto Viana de Lima, colaborador de Oscar Niemeyer;
e Carlos Oliveira Santos, o autor, sobre o livro.
– O arquiteto Álvaro Siza manda um depoimento;
– e o poeta e editor António da Silva Oliveira lerá um poema enviado por Santiago Calatrava dedicado à obra de Niemeyer.
Uma sentida evocação de um grande arquiteto!
Pode ser contactado em costerra1953@gmail.com ou pelo tel. 935860071 .
O livro possui o website www.niemeyerbook.com